Educação Musical e Criatividade

 

Área de Atividade - Interação

// Workshop

 

 

O seminário educação musical e criatividade é uma amostra pessoal da incorporação da estimulação criativa nos processos de ensino da música, cuja finalidade se sustenta na espontaneidade e na simplificação da conceptualização dos elementos teóricos da música.
A utilização das técnicas criativas no âmbito da educação musical, cumpre uma finalidade recreadora do conhecimento, geradora de uma motivação intrínseca tanto para os docentes como para os discentes, que permite chegar à essência da música com uma convicção de acessibilidade e profundo contacto com a mesma, de um modo pleno e satisfatório para a sua compreensão, facilitando a criação e a incorporação nas outras linguagens artísticas. 
A interacção gerada entre a música, a expressão corporal, a expressão plástica e a expressão literária, fazem desta educação criativa – musical, uma torrente insuspeita de implicações e de descobertas pessoais, que se expressa num permanente fazer e querer fazer, enriquecendo notavelmente os restantes aspectos formativos que nele intervêm. 
Educar criativamente através da música é educar integralmente, ligar conhecimentos, realizar associações, incorporar, expandir, desenvolver e criar.
 

 

Objetivos

 

  • Estabelecer uma via de acesso à aprendizagem musical.
  • Motivar para aprender. activar o potencial criativo musical.
  • Gerar processos de criação musical.
  • Expressar a música através de diferentes linguagens.
     

 

Data de Apresentação - 21 de Junho 2000

Local - Espaço Transforma, Catefica, Torres Vedras

 

/

 

Autoria de  - MARÍA CARMELA GUERRERO RODRÍGUEZ