Jānis Garančs

O Laboratório - Artista Multimédia e Investigador


Uma vez que a Europa pode significar tantas coisas diferentes, a partir da perspetiva dos poderes políticos, dos mercados, dos grandes e pequenos países, das nacionalidades, bem como das famílias e dos indivíduos, a abordagem consiste na exploração da complexidade das identidades Europeias como uma interação de conceitos históricos, demográficos, geopolíticos, económicos e culturais.


Encorajo a interpretação do título deste projeto não só através do seu lado político (um Estado como um País), mas também através do seu lado mais abstrato – pelo menos em inglês –, um Estado como uma condição/situação.
Os participantes no workshop, no local assim como on-line, podem apresentar as suas reflexões como mensagem de texto, imagens, e mesmo vídeos. O laboratório terá diversos ecrans interativos e projeções, webcams e terminais de computador para inserção de pequenas mensagens.
Será uma embaixada temporária e virtual dos United States of Europe, ligando os locais de apresentação do U.S.E. com eventos e locais satélites.



Assim, o laboratório funcionacomo um “dispositivo de processamento”:


• que viaja de local para local e se vai adaptando;


• que irá recolher os contributos dos visitantes e dos cocriadores;


• que se apresenta como um mapa ou perspetiva auto-organizado oferecendo múltiplas camadas para explorar;


• e se torna um trabalho artístico multimédia envolvente, através de visualizações imersivas em 3D e sonificações (apresentando igualmente uma projeção estereoscópica gerada em computador, com som multicanal).