The Angola Project

 

Área de Atividade - Criação / Apresentação

// Vídeo

 

Parte I - Lisboa, Portugal


Convidado pela Transforma a participar no projecto Europeu APAP VI – A ARTE DA SOBREVIVÊNCIA, durante 6 semanas desenvolverei uma pesquisa em Lisboa para um novo projecto de cinema/teatro - The Angola Project. Focado em pessoas cujas vidas e imaginários viajam entre Portugal e Angola, The Angola Project é uma investigação sobre este eixo muito particular das relações entre a Europa e a África.
A primeira parte do projecto, desenvolvida entre 1 de Maio e 10 de Junho de 2008 em Lisboa, será dedicada à pesquisa e à investigação do modo como diferentes pessoas imaginam ou pensam sobre esse “outro” local e a relação que estabelecem com aquele onde se encontram actualmente. Este momento constará de entrevistas formais e informais, com e sem câmara - a Angolanos brancos e negros residentes em Lisboa, assim como a Portugueses de ascendência Angolana, ex-combatentes da Guerra colonial em Angola na década de 60, empresários e respectivas famílias, estudantes, músicos, cabeleireiros, atletas, académicos, autores e outros profissionais e pessoas que tenham uma história para contar.
Dependendo de como correrão estas conversas e estes contactos, deixarei que me conduzam a lugares que nem consigo imaginar ainda, ficando ao mesmo tempo atento a histórias que sejam de acordo ou contra os clichés.
No final das 6 semanas de residência desta primeira parte do The Angola Project, apresentarei
as minhas experiências – num formato ainda por definir: performance, conjunto de conversas,
instalação ou pequeno filme.
Na sequência deste momento uma segunda parte do The Angola Project.

 

Data de Apresentação - 1 de Maio a 10 de Junho 2008

Local - Transforma, Praça do Município 8, Torres Vedras

 

/

 

Autoria de - CABULA6 (at) | JEREMY XIDO (us)