Intercâmbio Jovem

 

-| O QUE É UM INTERCÂMBIO DE JOVENS?
 

Um intercâmbio de jovens é um projeto que junta grupos de jovens de dois ou mais países, proporcionando-lhes a oportunidade para discutir e confrontar vários temas, permitir o conhecimento dos seus países e culturas. Um intercâmbio de jovens é baseado numa parceria transnacional entre dois ou mais promotores de diferentes países. Dependendo do número de países envolvidos, um Intercâmbio de Jovens pode ser bilateral, trilateral ou multilateral.


Intercâmbio de Jovens bilateral justifica-se especialmente quando os promotores promovem pela primeira vez um projeto Europeu ou quando se trata de pequenos grupos de jovens ou grupos locais sem experiência a nível Europeu. Um Intercâmbio de jovens pode ser itinerante, implicando a mobilidade de todos os participantes ao mesmo tempo, através de um ou de mais países participantes no intercâmbio.

 

 


-| PROGRAMA JUVENTUDE EM AÇÃO


O programa Juventude em Acção é a mobilidade e programa de educação não formal dirigida aos jovens com idades entre os 13 e os 30 anos da União Europeia. Os seus objectivos gerais são os seguintes:


- Promover a cidadania activa dos jovens, em geral, ea sua cidadania europeia, em particular;
- Desenvolver a solidariedade e promover a tolerância entre os jovens, em particular, a fim de promover a coesão social na União Europeia;
- Promover a compreensão mútua entre os jovens de diferentes países;
- Contribuir para o desenvolvimento da qualidade dos sistemas de apoio às actividades juvenis e da capacidade das organizações da sociedade civil no domínio da juventude;
- Promover a cooperação europeia no domínio da juventude.


Juventude em Ação é um programa da União Europeia para os jovens. Tem como objetivo estimular o sentido ativo de cidadania europeia, a solidariedade e tolerância entre os jovens europeus e o seu envolvimento na construção do futuro da União Europeia. O programa promove a mobilidade dentro e fora das fronteiras europeias, a educação não formal, o diálogo intercultural e encoraja a inclusão de todos os jovens, independentemente da sua origem educacional, social ou cultural.

 

 


\\ JUVENTUDE EM AÇÃO É UM PROGRAMA PARA TODOS!!!

 

 

 

Visite o sitio oficial - Juventude em Ação -

 

 

 

Programa financiado com o apoio da Comissão Europeia.
A informação contida nesta publicação (comunicação) vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.

 

 

Visite o sitio oficial Juventude em Ação - Comissão Europeia -