As artes e a sua prática na escola

 

Área de Atividade - Interação

// Seminário

 

Este curto seminário tem como objectivo transportar professores para o interior de um universo que propõe abordagens práticas ao mundo das artes, no seio da vida da escola.
Tomando como pano de fundo a linguagem da dança, far-se-ão um conjunto de experiências de contacto com o teatro, a música e as artes visuais na sua relação com as crianças e várias matérias curriculares. A matemática, a língua portuguesa, o estudo do meio, serão alvo de manipulação ao nível de alguns dos seus conteúdos para serem apreendidos pelos canais habitualmente vivenciados nas artes.
Será um atelier prático, em que a reflexão e a provocação de aparição de novas ideias irão possivelmente ajudar professores e alunos a pensar o binómio arte/educação de forma natural e intensa.
Pretende-se que os participantes neste seminário estejam preparados para pensar com os seus pés, cantar com o coração, discutir sem se zangar, pintar com o corpo a geometria dos espaços e construir materiais de trabalho que os possam levar à escola com mais força, paixão e urgência em partilhar com os seus alunos o grande e enigmático negócio do aprender e do ensinar.

 

Data de Apresentação - 20 e 21 de Abril 2002

Local - Espaço Transforma, Catefica, Torres Vedras

 

/

 

Autoria de - MADALENA VITORINO