Contos de Inverno

 

Área de Atividade - Apresentação

// Teatro

 

“A biblioteca sensível é um projecto que tem o objectivo de promover o livro e a leitura junto das crianças. Não se trata de um espectáculo de teatro, mas de um encontro entre contadores e crianças, onde vivem uma experiência imprevisível, resultado da troca incessante de imaginários.
Nas prateleiras desta biblioteca habitam livros fantásticos feitos de pão, folhas, madeira, vento, contendo histórias surreais, animadas pelo gesto e voz dos seus contadores.
Mais do que contar histórias, pretendemos estimular o gosto pela leitura através da exploração não convencional do livro enquanto objecto. Com a manipulação dos objectos reciclamos o seu sentido comum e reinventamos novas formas de ler.
A encenação do acto de ler, em que a figura do contador desempenha um papel potenciador da criatividade e da imaginação da criança, é a estratégia que utilizamos de modo a que a apropriação da leitura implique, além da história que se conta, uma relação directa com o objecto, as suas qualidades plásticas e o seu manuseamento.
Vamos assim, enquanto o inverno espreita lá fora, entrar no universo quentinho dos contos. As mais estranhas histórias vão sair dos livros mais incríveis... Apenas podemos confiar na nossa imaginação.”

 

Data de Apresentação - 13 e 14 de Novembro 2002

Local - Tuna Comercial Torrense, Torres Vedras

 

/

 

Ficha Técnica

 

Ideia Original - ANTÓNIO CATALANO – CASA DEGLI ALFIERI (Itália)
Intérpretes - PAULA DIOGO, RUBEN & RAÚL OLIVEIRA
Cenografia - ANA MANÉ

 

/

 

Companhia - BIBLIOTECA SENSÍVEL