O livro mágico

 

Área de Atividade - Apresentação

// Teatro

 

E se um livro ganhasse vida e de lá saíssem personagens?
Tendo como cenário um livro gigante pretendemos criar uma ambiência mágica que desperte a curiosidade e o interesse das crianças pelo livro e pelos segredos que este encerra, bem como pela leitura/ dramatização de uma história.
A partir da ideia de que um livro, e o que este encerra, só ganha vida quando lido, temos como objectivo levar a criança a interagir com o actor. É-lhe proposto participar no desenrolar da acção, através da leitura e dramatização, levando-a a viajar até ao interior de um conto.
A acção inicia-se quando, de um livro gigante, se ouvem alguns sons. Uma personagem, que se encontra perdido e triste porque ninguém lê aquele livro, logo ele não existe realmente, vive a angústia de já nem sequer saber quem é. Mas, de repente, depara-se com uma plateia de crianças e começa a contar a sua história, as suas angústias, medos e alegrias. Fala dos sonhos, dos segredos, da leitura, tudo o que pode acontecer quando se lê um livro. Porque a sua vida, e dos seus amigos (personagens de outras histórias, de outros livros — personagens do país das histórias) só tem sentido com leitores, desafia a plateia a ler/contar histórias/contos. Inicia-se assim interacção com as crianças, propondo a umas a leitura de partes de contos e a outras a sua dramatização. Para isso é necessário que algumas se submetam a um processo de transformação (caracterização e adereços) indo até dentro do livro (onde está uma caracterizadora), de onde irão sair já como personagens do conto que está a ser lido/contado.
Assim a criança não se limita a ouvir contar um conto, mas participa nele lendo, incarnando personagens, dramatizando.
Serão utilizados na íntegra, ou adaptados, os contos um sonho húmido, a vaca preta e a vaca branca, o caftã de Nasreddin e outras palavras e histórias.

 

Data de Apresentação - 13 de Dezembro 2002

Local - Sala do GAT, Torres Vedras

 

/

 

Intérpretes - PEDRO OLIVEIRA & ANA FARIA