Quit

 

Área de Atividade - Apresentação

// Dança

 

Autonomia versus Independência.

No apuramento de como hoje se vive independente, deparamo-nos com uma fraude.
Uma liberdade apoiada em pequenas dependências quotidianas, e que por essa razão é uma falsa liberdade. Os hábitos e a rotina proporcionam a segurança que o homem comum necessita para ter a sua paz e segurança, habituando-se a sítios, pessoas, percursos, indumentária, gastronomia, horários... Viciando-se.

O ser humano criou um sistema sedentário, no entanto as suas raízes nómadas não desapareceram, mas vão sendo escamoteadas. Ver televisão, fazer desporto, fazer compras, viagens curtas de descompressão e o consumismo injustificado são também formas de evasão, superficialidades rotineiras que enganosamente vão compensando uma existência comodamente inerte.

“Quero portanto questionar e analisar esta necessidade de dependências através de um depuramento do conceito, e na direcção da coreografia: utilizando o corpo como veículo de liberdade e prisão; a mente como ditadora e vítima”

 

. Filipe Viegas

 

A nova criação de Filipe Viegas é um trabalho onde o criador explora a fundo a coreografia. Depois de 3 solos onde o “entertainment” e o universo pop eram os meios utilizados para a exposição de conceitos como o direito de autor, a magia do espectáculo e o poder do estrelato, Filipe Viegas apresenta um solo mais recluso, mais distante. Quit aborda o desejo e a ambição naturais no ser humano e os conflitos nele inerentes.

Querer não é poder.

 

Data de Apresentação - 3 e 4 de Maio 2002

Local - Espaço Transforma, Catefica, Torres Vedras

 

/

 

Ficha Técnica

 

Cenografia e Interpretação -  FILIPE VIEGAS
Banda Sonora - SÉRGIO CRUZ
Desenho de Luz - MÓNICA COTERIANO
Assistente de Ensaios - ISADORA MORAIS
Design Gráfico - DANIELL

 

/

 

Autoria de - FILIPE VIEGAS