SoundProof III

 

Área de Atividade - Apresentação

// Música

 

Fennez - Criador de bandas sonoras para dança, teatro, cinema, performances e instalações artísticas, o trabalho de christian fennesz é associado à utilização da guitarra eléctrica na construção de bases para peças compostas electronicamente.
Com o seu primeiro álbum, "hotel paral.lel" (mego,1997) recebeu o prémio ars electronica 99, award of distinction for digital music seguiram-se-lhe "plays", originalmente editado pela mego e mais recentemente pela moikai de jim o'rourke, onde fennesz dava corpo a uma re- interpretação do tema "don´t talk (put your head on my shoulder)" dos beach boys; "plus forty seven degrees 56' 37'' minus sixteen degrees 51' 08'' ", (touch, 1999) gravado no seu jardim; e "Live in melbourne" (3"cd, touch, 2000) gravação do concerto no clube revolver (Melbourne, Australia).
Para além de vários trabalhos desenvolvidos quer em compilações quer em parcerias artísticas, salienta-se a colaboração com jim o'rourke e peter "pita" rehberg em nome de fenn o'berg ou, a participação na orchestra 33 1/3.
No seu último álbum, "endless summer" (mego 2001),titulo de uma antiga compilação dos beach boys, o austríaco promove o encontro entre o analógico e o digital, nunca em choque mas em raro e perfeito equilíbrio. Guitarra eléctrica, xilofone ou órgão, são os responsáveis pela criação de melodias, repletas de interferências tão características da electrónica dos clicks & cuts, num espaço onde tanto confluem o pós-rock, na sua vertente mais experimental, como a electrónica ambiental de volta com as suas entranhas.

 

Nova Huta - Reza a lenda que, no ano de 1992, o explorador sonoro reznicek (hamburgo) recebeu uma encomenda do seu velho tio vrantislav da polónia. Nesta, encontrava-se um pequeno órgão case uma carta, onde era pedido a reznicek que preservasse as 99 composições gravadas pelo tio no próprio instrumento. Reznicek deveria empenhar-se para levar avante o projecto visionário do tio, que tendo sido musico de uma fundição de aço, nunca pôde dar largas à sua imaginação transgressora. Desde então, o músico alemão tem desenvolvido com grande empenho e entusiasmo as criações de vrantislav.
Estranhamente humorístico sem nunca cair na ironia anedótica, simples mas não banal, agradável e moderno mas evitando os laços que ligam a pop ao espirito dos tempos, é disto que se faz o som nova huta. Composições electrónicas convivem com valsas e polkas revista pelo humor electro-pop em "at bambij robot's nonstop datsha".
Edita pela stora, do excêntrico felix kubin, contribuindo significativamente para o seu louco universo, repeleto de referências kitch e desconstrução pop.
Nova Huta- fundição de aço situada na cracóvia (Polónia), é também o alter- ego do compositor alemão Reznicek.

 

Dj Violeta - Violeta tem desenvolvido um trabalho valioso como dj na área da música electrónica, na sua vertente mais ambiental. Este trabalho já a levou a festivais internacionais, como é o caso de morocco 2000, onde actuou na área de chillout.
As suas influências vêm principalmente da nova música electrónica de berlim e colónia, mas não descura as produções vindas do underground americano, como é o caso de Detroit.
As ambiências criadas por um set de violeta, cruzam matrizes sonoras atmosféricas e ao mesmo tempo hipnóticas, partindo muitas vezes para uma vertente techno, deep e envolvente.

 

Heitor Alvelos - Nasceu em Portugal. Estudou, entre outras, na School of the Art Institute (Chicago) e no Royal College of Art, em Londres, onde reside actualmente e é professor.
O seu trabalho gira em torno do design gráfico, instalações artísticas e performance, tendo sido responsável pela área visual dos concertos de Biosphere (Antuérpia, Amesterdão 2000) e da instalação sonora para a escape (Londres 2000).
É colaborador frequente das editoras Mego e Touch.

 

Data de Apresentação - 3 de Março 2002

Local - Fábrica das Artes, Torres Vedras

 

/

 

Autoria de - FENNEZ; NOVA HUTA; DJ VIOLETA; HEITOR ALVELOS (visuais)