Desvios

 

Área de atividade - Fórum

// Encontro Internacional

 

1º encontro internacional sobre a importância do local no Pensamento e na Arte Contemporânea.

- Curadoria do Local – Algumas abordagens da prática e da crítica.

 

A atenção ao local tem sido correntemente colocada em contraste com o advento do global. Tem, definitivamente, uma ressonância contemporânea, tendo justificado apoios financeiros para muitas práticas artísticas bem como propulsionado a produção de inúmeras páginas de pensamento um pouco por todo o mundo.

Mas é realmente possível fazer curadoria do local?
Como é que as práticas artísticas e o pensamento crítico têm reagido ao aumento de importância do local na vida contemporânea?
Será que estas correntes de pensamento e prática falam do conceito de site-specificity ou será que, em vez disso, criam um novo sentido para o entendimento da diferença baseado no carácter permeável da cultura contemporânea?
Será que os ecossistemas culturais existem e como é que artistas e pensadores reflectem sobre eles?

A plataforma Desvios, do Festival A8 Artes em Curso, apresentará, ao longo de dois dias, 8 abordagens diferentes em torno do conceito de site-specificity. O seu significado, evolução e actuais desenvolvimentos, tanto ao nível da criação artística como da produção de pensamento crítico e da programação para práticas artísticas contemporâneas, em diálogo com questões relativas à definição do lugar e do território.

Este encontro, a realizar-se na cidade de Torres Vedras, nos dias 24 e 25 de Setembro próximo, basear-se-á na intervenção de um painel internacional constituído por peritos na matéria (pensadores / criadores / programadores) que partilharão as suas mais recentes experiências e ideias sobre estas questões. A plataforma Desvios, através deste encontro, pretende ser um território de reflexão mais do que uma conferência no sentido tradicional, e permitirá a apresentação a uma audiência de uma breve peça de comunicação a ser mais tarde discutida e/ou trabalhada pelos participantes e público, com vista a propulsionar um diálogo que possibilite uma reflexão participativa sobre a temática.
Este encontro destina-se a estudantes, professores, investigadores nas áreas das artes e das ciências sociais e humanas, profissionais da área cultural e outros interessados em aprofundar o conhecimento, nas áreas culturais e artísticas.
 

 

/

 

Coordenação - GABRIELA VAZ PINHEIRO (PT)

 

Oradores - ANNE CAUQUELIN (FR), ANNE ENGEL (UK), CATARINA MOURÃO (PT), JEREMY HUNT (UK), MIGUEL AMADO (PT), PATRICIA BROWN (UK), SANTIAGO ERASO (ES)

 

Data de Apresentação - 24 e 25 de Setembro 2004

Local - Edifício Paços do Concelho, Torres Vedras

 

Autoria de - TRANSFORMA