Eurovision

 

Área de Atividade - Interação / Apresentação

// Teatro - Workshop

 

“A Europa começa com o nascimento das suas línguas vulgares, e com a reacção, amiúde alarmada, perante a irrupção dessas línguas começa a cultura crítica da Europa, que se confronta com o drama da fragmentação das línguas e começa a reflectir sobre o seu próprio destino de civilização multilingue. Sofrendo os efeitos da fragmentação, a Europa tenta dar-lhes
remédio: olha para trás, tentando redescobrir a língua que Adão falara, olha para diante, visando construir uma língua da razão que tivesse a perfeição da língua de Adão.” Umberto Eco, À Procura da Língua Perfeita; Editorial Presença, Lisboa, 1996; Tradução de Miguel Serras Pereira.
O que está em causa na nova produção do Teatro Praga é a ideia de tabuleiro de jogo, um jogo que garante o risco, onde se inventa um novo “Sims”, o jogo do Deus Todo Poderoso que ordena e comanda vidas alheias, um jogo onde nos podemos e devemos finalmente colocar, artística e geograficamente, um jogo interactivo e definitivo para dois jogadores, a Europa e Eu.
Numa sala, um actor propõe visões sobre um espaço performativo, mas ao mesmo tempo político, emocional, cultural, narrativo, sexual, tautológico... Um espectáculo multilingue a três tempos: Passado, presente e futuro; Imagem, Babel e discurso; quadro, fragmento e narrativa; Adão, Europa e razão; solidão, saliva e língua.
Com Eurovision, é proposto um espectáculo de visão particular, um objecto tremendo como a Europa e ao mesmo tempo pequeno como um vício ridículo. Cada palavra proferida significará uma nova ordem mundial e voltar atrás (no jogo e na palavra) é o mesmo que desistir. As fronteiras estão finalmente abertas, a partir do velho continente tenta-se a construção de uma narrativa, um concurso longo e viciado em que só o melhor (dos melhores) ganha.

 

 

 

Data de Apresentação - 27 e 28 de Outubro e 17 e 18 de Novembro 2006 / Workshop 7, 8 e 9 de Novembro 2006

Local - Casa do Castelo, Torres Vedras

 

 

Autoria de - TEATRO PRAGA (PT) - ANDRÉ TEODÓSIO (PT), PEDRO PENIM (PT), ROGÉRIO NUNO COSTA (PT)