Festa Mundial da Animação

 

Área de Atividade - Apresentação

// Vídeo

 

O cinema de animação é a mais antiga arte de criação da ilusão do movimento. Devido às suas amplas possibilidades de criação é uma técnica que permite, mais que o cinema de imagem real, ir até aos limites da imaginação.
Tem ainda a faculdade de possibilitar, com reduzido equipamento e meios, a criação de obras narrativas e experimentais que podem misturar diferentes técnicas, materiais e estéticas, revelando sensibilidades distintas e singulares.
E toda esta magia começou no dia 28 de Outubro de 1892 em Paris, no Museu Grevin, pela mão de um mágico da ilusão do movimento.
Nesse dia nasceu a primeira projeção. Sobre um ecrã, um filme, não de imagem real, mas de desenhos, desenho animados, projetados pela mão do seu inventor, Emile Reynaud.
Esta Festa Mundial da Animação consiste numa mostra de cinema de animação com alguns dos melhores filmes produzidos recentemente em escolas animação europeias e nacionais, revelando as novas tendências, o emprego crescente do digital e o imaginário dos jovens cineastas.

 

Data de Apresentação – 28 de Outubro 2003
Espaço Transforma, Catefica, Torres Vedras

 

Autoria de – TRANSFORMA & CASA DA ANIMAÇÃO DO PORTO