LavaGlampi

De Volta ao Básico


LAVA-GLAMPI é uma iniciativa de intercâmbio artístico e cultural e de aprendizagem não formal, destinado a jovens com idades entre os 17 e os 23 anos, e desenvolvida no âmbito do programa Juventude em Ação da União Europeia.
Entre os dias 30 de Junho e 14 de Julho de 2013, a TRANSFORMA (PT) e o MU-ZEE-UM (BE) deslocam-se à Islândia, país onde decorre a mobilidade e onde são acolhidos pela WORLDWIDE FRIENDS (IS).

 

O nome Lava-Glampi nasce pelas raízes geográficas da Islândia, sendo que a Lava é um material predominante da paisagem Islandesa e que está em constante mudança, já “Glampi” significa “Flash” em Islandês, representando a intensidade luminosa da lava e dos utensilíos de registo como o flash da máquina que irá gravar os momentos.

 

Pretende-se através deste cruzamento, que os jovens participantes sejam a personificação de um “fluxo de lava” em movimento. Onde explorarão a Islândia, documentando as suas experiências através de fotografia, vídeo e dos mais variados processos artísticos.

 

“De volta ao básico” revela um voltar ao passado, viver uma experiência única com recursos mínimos e na procura de uma sustentabilidade baseada na criatividade, iniciativa e empreendedorismo. Durante a caminhada que terá lugar em Landmannalaugar serão proporcionados encontros interculturais entre os participantes e a comunidade local. Estes encontros têm como objetivo criar diferentes perspetivas, tanto na área artística como na vertente social, através de vários workshops sobre questões ambientais.
Um maior aprofundamento, reflexão e comunicação sobre este “voltar ao básico” será realizado por meio de atividades com foco na coesão do grupo, oficinas artísticas e interculturais, bem como a edição fotográfica e de vídeo, onde todas estas tarefas terão lugar em Raufarhöfhn. Local onde se fomentará um “fluxo de lava” de ideias, experiências e onde as expressões ganharão uma substância concreta, com o intuito de realizar uma apresentação final para, e com, a comunidade local.

 

O resultado de todas as filmagens e registos fotográficos que diáriamente serão efetuados, seguirão uma diretriz focada numa perspetiva específica (Humanos vs. Natureza). Sendo também de salientar que durante esta jornada serão realizados workshops em que a temática diária estará diretamente enquadrada com o meio onde se encontram, que possam adquirir sensações/sentimentos interligando-se à área envolvente.

 

Neste âmbito, após o intercâmbio, os resultados dos processos de trabalho desenvolvidos pelos participante serão apresentados ao público numa data a anunciar, na Transforma, em Torres Vedras.
 

Dossier de Apresentação