Desvios II

 

Título - ArtinSite – Desvios II – Fluidez e sentido do lugar no pensamento e na arte contemporâneos
Editor - Gabriela Vaz-Pinheiro (PT)
Contribuições - Diogo Seixas Lopes (PT), Gabriela Vaz-Pinheiro (PT), José António B. Fernandes Dias (PT), Luís Firmo (PT), Michael DaCosta Babb (UK), Michael Pinsky (UK), Miguel von Hafe Pérez (PT), Pedro Gadanho (PT), Scott Burnham (US), Teresa Fradique (PT).
Design Gráfico - Sónia Ribeiro @ www.whoinventedfootnotes.com
Palavras Chave - Arquitectura. Arte pública. Espaço público. Lugar-especificidade. Sítio-especificidade.
Línguas - Português-Inglês
Número de Páginas - 128
Data de Publicação - Novembro de 2007
ISBN - 978-989-95397-2-3
Dimensão - altura 21cm X largura 14,7cm X espessura 1cm
Peso - 295g
Preço - 15€

 

ENCOMENDE AQUI

 


«Os textos que aqui se publicam são assim a expressão de momentos de interação entre oradores e audiências, mas também de momentos de resposta mais ou menos impromptu a casos específicos apresentados pelos oradores nas suas intervenções. (…)

Dessas discussões resultaram várias constatações: em primeiro lugar, de que não será possível pensar os lugares sem o entendimento do seu próprio caráter evolutivo; em segundo lugar, de novo se confirmou que o essencialismo das abordagens culturais é perigoso e colonizante; e, por último, que aquilo que somos hoje e, por isso, o lugar que habitamos, é algo que fazemos a cada momento, embora imbuído de tudo quanto ocupa o espaço do corpo e da memória, mas ciente de que a própria consciência da história existe sempre sob a marca do presente.
Destas constatações nasceram as ideias de fluidez e de sentido, as quais estão associadas à reformulação de muitas das estruturas que organizam a nossa perceção e vivência do espaço (social) e dos mecanismos que caracterizam as relações que nele se operam.»


Gabriela Vaz-Pinheiro & Luís Firmo