Generation X Over

 Um intercâmbio internacional entre identidades culturais

 

 

GenerationXover é um projeto que se foca no cruzamento intergeracional e intercultural, uma troca onde a compreensão mútua e a troca de experiências através da expressão artística e da aprendizagem, reforçam a ligação entre as diferentes gerações e identidades culturais. Em quatro países europeus, grupos de pessoas com mais de 50 anos estão envolvidas em diferentes níveis do projeto. Participam nos seus países - Bélgica, Eslovénia, Hungria e Portugal - diretamente num processo de reunião criativo com a sua própria identidade, em confronto com as identidades das gerações mais jovens. Orientados para o mesmo fim e objetivos, os grupos serão inspirados através de diferentes trajetos artísticos e apoiados em metodologias diferentes.

 

 


Estratégia e objetivos do projeto

 

 

O objetivo geral do projeto é o de construir “pontes” entre gerações, trocar conhecimentos, partilhar experiências de acordo com as ferramentas e metodologias usadas. De acordo com a experiência, a distância entre gerações nas sociedades europeias verifica-se de diferentes formas.

Um fenómeno comum, no que diz respeito à geração dos adultos, é o de que, após a reforma, estes sentem-se muitas vezes isolados e excluídos das atividades sociais. Perderam a motivação para a aprendizagem e para o desenvolvimento pessoal, especialmente por falta de recursos financeiros ou problemas de saúde. Não podendo, na maior parte das vezes, contar com a disponibilidade das suas famílias, dependem assim de ajuda institucional.

 

Desenvolver capacidades em tecnologias de informação ainda não é muito vulgar entre eles. A distância existente - a vários níveis - entre as pessoas adultas (com mais de 50 anos) e a geração mais nova (pessoas com menos de 25 anos) é experiência comum na nossa sociedade. Entre uns e outros há profundos estereótipos devido à falta de contato e comunicação. Este fenómeno pode ver-se, por exemplo, na falta de respeito por parte dos jovens para com os mais velhos ou pela não apreciação das suas tradições ou herança cultural. Com este projeto gostaríamos de destruir algumas das barreiras existentes entre ambos, atravessando assim esta fronteira invisível entre as diferentes gerações.

 

/

 

Visite o Sitio Oficial - Generation X Over -

 

/