Colisões

 

 

//

 

MISTERMISSMISSMISTER

. Performance

 

MISTERMISSMISSMISTER é um projecto performático sobre o imaginário erótico que se desenvolve a partir das assimetrias que regulam as identidades sociais e as definições de masculino/feminino.
Baseia-se no desejo de provocar em cada espectador uma emoção forte, perante a confrontação e a comunicação directa com personagens numa exposição extrema e com uma ambiguidade sexual óbvia.
Os três performers estão totalmente nus e as suas cabeças transformadas (através de caracterização) de modo a terem sexos diferentes dos seus corpos.
A confrontação erótica directa e sensual recria quase em privado uma relação amorosa entre performer e espectador, sendo que o espectador tem a possibilidade de decidir o tempo da performance sentando-se ou não em frente ao objecto de desejo. O espectador pode ainda assistir à performance do “exterior”, sem se sentir obrigado a ser confrontado directamente com o performer.

 

Data de Apresentação - 15 de Outubro 2004

Local - Espaço Transforma, Catefica, Torres Vedras

 

Ficha Técnica

 

Direção Artística - ANA BORRALHO & JOÃO GALANTE

Intérpretes - ANA BORRALHO, JOÃO GALANTE & MIGUEL MOREIRA

Caracterização - JORGE BRAGADA

Música - PLATTERS, DAVID BOWIE, BEYONCE

Co-Produção - CCB, EIRA WID.LOV

 

/

 

8 FILMES DA SÉRIE DV WORKSHOP

. Projecções Cinematográficas

 

Os primeiros oito filmes de um work-in-progress que BRUNO DE ALMEIDA tem em desenvolvimento com um grupo de actores e guionistas em Nova Iorque, EUA, desde 2001. O DV WORKSHOP, tem como objectivo a realização de 24 curtas-metragens ao longo de cinco anos, e uma longa-metragem como resultado final. Filmadas com uma câmara digital e montadas no computador, em casa, são imediatamente disponibilizadas na net em quicktime. Estas curtas-metragens são uma série de retratos sobre personagens marginais numa Nova Iorque pós-11 de Setembro.
www.arcofilms.com

 

The Retrograde - Dois empregados de metropolitano discutem as influências cósmicas.

2003 . 5 min . Com: JOHNNY FREY, MICHAEL BUSCEMI

 

Good Morning Mr. Greenberg - Um homem, um peru e uma chamada de telemarketing.

2002 . 7:28 min . Com: NICK SANDOW, JOHNNY FREY

 

The Shine - Um homem vai engraxar os sapatos e acontecem-lhe algumas coisas inesperadas.

2002 . 6:33 min . Com: MICHEAL BUSCEMI, ANTHONY ZACCARO

 

The Interview - Uma entervista de um actor com uma agente descamba completamente.

2002 . 4:53 . Com: JOHNNY FREY, SHARON ANGELA

 

Dog - Um homem face a face com os seus medos.

2001 . 7:40 min . Com: JOHN VENTIMIGLIA, NICK SANDOW

 

The Corner - Duas prostitutas partilham alguns momentos numa noite com pouco movimento.

2001 . 6 min . Com: DRENA DE NIRO, SHARON ANGELA


The Super - Um porteiro encontra um inquilino inesperado quando vai reparar a canalização.

2001 . 5:30 min . Com: ANTHONY ZACCARO, DENISE GREBER

 

Stuck Together - Dois criminosos cozinham e discutem a amizade enquanto esperam por um "trabalhinho".

2001 . 4:30 . Com: NICK SANDOVV, JOHNNY FREY

 

 

Data de Apresentação - 8 de Outubro 2004

Local - Espaço Transforma, Catefica, Torres Vedras

 

/


ONE WOMAN SHOW

. Dança Contemporânea

 

Não é por ser fumadora que uma mulher pode fumar. Da mesma forma, não é por o tamanho da porta diminuir que isso a impede de sair de casa. Nas paredes de um espaço fechado inscreve-se o cenário de uma ferida que irá alastrar até ao seu desmoronamento. O mundo que habitamos é também a semente de um outro mundo ainda por germinar.
O envolvimento político e cívico de Cláudia Dias enquanto cidadã coloca-lhe um problema: como fazer sobreviver o acto artístico sem deixá-lo cair no panfletarismo ou na irrisão das suas próprias crenças (que são uma marca de autoria e resultam também de um universo ideológico que lhe interessa explorar)? Ao sujeitar o seu corpo aos códigos e símbolos que servem a iconografia do feminino em latitudes culturais opostas, a matéria-prima deste “one woman show” é por excelência a obscenidade que “veste” e “traveste” a condição da mulher.
 

 

Data de Apresentação - 9 de Outubro 2004

Local - Teatro-Cine de Torres Vedras

 

Ficha Técnica

 

Concepção e interpretação - CLÁUDIA DIAS
Espaço Cénico - NUNO BETTENCOURT E DAVID CALDAS
Montagem de cenário - JOÃO SANTOS
Desenho de Luz - CRISTINA PIEDADE
Direcção Técnica - PEDRO MACHADO
Figurinos - TÂNIA FRANCO E CLÁUDIA DIAS
Acompanhamento artístico - JOÃO FIADEIRO, WALTER LAUTERER E MARTA WENGOROVIUS

Co-produção - RE.AL E DANÇA PARA 4 ESTAÇÕES / CHÃO DE OLIVA

 

/

 

DJ SET

. Música

 

Dj TRANSFORMER (soundproof)

 

Data de Apresentação - 8 de Outubro 2004

Local - Espaço Transforma, Catefica, Torres Vedras

 

/

 

SESSÃO CINEMÚSIKA

. Projecções Cinematográficas

 

Os doze clips e filmes seleccionados cobrem um período de nove anos e constituem um bom compêndio das incursões do realizador nos mais distintos universos musicais. Há videoclips - "Abreu!" (1995), dos Black Company e "Sopakota" (2000) dos Terrakota - e um filme iniciado em 1996, "A Konspyração dos 1000 Tympanos", sobre a música tecno, as raves e seus sucedâneos. A versão de "Komédya Off" (2000), apresentada nesta sessão, é um remix do vídeo concebido para a coreografia de Paulo Ribeiro, trabalhado a partir da música de Nuno Rebelo composta para a peça. Das suas inúmeras e muito frutíferas colaborações com Manuel João Vieira (Irmãos Catita, Ena Pá 2000) apresenta-se "Korações de Atum", resultado corny de um encontro de Lello Minsk, aliás Manuel João Vieira, com Shegundo Galarza nas Noivas de Santo António, com disco editado, videoclip e tudo. A noite acaba com a apresentação do seu trabalho mais recente, o projecto SUDWESTERN, que cruza a música dos Dead Combo e a voz de Carlos Paredes, num filme feito para Movimentos Perpétuos, "Guitarra com Gente Lá Dentro" (2003).

 

Data de Apresentação - 15 de Outubro 2004.

Local - Espaço Transforma, catefica, Torres Vedras

 

 

U KE FAZ FALTA?
(3 clips para uma revolução)
1995, 10 min.
Concepção - Miguel Esteves Cardoso e Edgar Pêra
Câmara e Montagem - Edgar Pêra

 

 

ABREU!
(clip presidencyal)
1995, 4 min.
Realização, imagem e montagem:
Edgar Pêra
Música:
Black Company (Polygram)

 

 

KOMÉDYA OFF
(cinemix)
2000, 12 min.

Concepção - Edgar Pêra e Paulo Ribeiro
Câmara e montagem - Edgar Pêra
Música - Nuno Rebelo
Banda Sonora - Nuno Rebelo \ Artur Cyanetto \ Kosmo
"Revisitação ao universo do muzikal na Serra da Estrela, com excelentes vistas panorâmicas da mesma e de Canas de Senhorim. Remix de vídeo koncebido para Koreografya de Paulo Ribeiro."

 

 

KORAÇÕES DE ATUM
2000, 6 min.
Concepção
- Manuel João Vieira e Edgar Pêra
Produção, realização, câmara e montagem -
Edgar Pêra
Música -
Lello Minsk e Shegundo Galarza
Interpretação -
Manuel João Vieira e Suzy Peterson
"Filme musykal mudo sobre os amores e dezamores de Freddy do Whisky Fácil. Kom 3 músikas do afamado konjunto de Lello Minsk e maestro Shegundo Galarza"

 

 

SOPAKOTA
(4 clips pelo preço de um!, produções em tempo de crise.)
2003, 5 min.

Concepção - Terrakota e Edgar Pêra
Câmara e montagem - Edgar Pêra
Música - Terrakota

 

 

A KONSPYRAÇÃO DUS 1000 TYMPANUS

1996-?
(Fantaskatastruf proto-mix)
Krevv - AKADEMYA LUSOH-GALAKTIKA

Kast - ALDARA BIZARRA, ANDRÉ KAMPINO, KARLA BOLITO, DORA FERREIRA, J.P SIMÕES, MARIANA ALBUQUERQUE, MC2ICE, MIGUEL BORGES, MÓNICA SAMÕES, RITA SÓ, RUI MARTINIANO, SOFIA APARÍCIO, SOFIA GONÇALVES, JEREMY, J.J, NEXO, NEW SKILL´Z, 187 SQUAD, TANIA, YEN SUNG, CHULLAGE, KNOWLEDGE KID, MUSYK-GUE, JOHNNY, ETC...

 

 

GUITARRA COM GENTE LÁ DENTRO (Apresentado por: SUDWESTERN)

Um Filme dedicado a CARLOS PAREDES

2003, 13 min.

Conceito, Câmara e Montagem - EDGAR PÊRA

Música - DEAD COMBO

Com: JOHNNY GOMEZ (The True Hero), MARIANA ALBUQUERQUE (A Viuva da Atalaia), MIGUEL BORGES (Mik the Kid), CARLA BOLITO (The Woman From Nevada), LAVINIA MOREIRA (Big Chef Índia), ANTÓNIO ALCÂNTARA (Kid Beans), JOÃO DIAS (Pasolinero Del Diablo), TERESA MEIRELES (Wretched Woman), DANI (War-Drobe Gril), TÓ TRIPS (Kangalheiro) y GRINGOS SORTIDOS.

 

/

 

PÃO PÃO QUEIJO QUEIJO DJ SET

. Música / Performance

 

Musicalmente o estilo de composição ‘famulus mobil’ assenta em brinquedos e instrumentos-brinquedos. O universo narrativo percorrido é lúdico e experimental. O universo visual é encantado e acrobático porque recorre à economia de gestos e imagens e ao silêncio das personagens.
’pão pão queijo queijo’ é um set que mistura electrónica suiça com easy listening caseiro. O todo reunido num processador de efeitos que funciona. O famulus mobil vem de fato justo e gravata cerimoniosa, traz um microfone verde e brinquedos para brincar.

 

Data de Apresentação - 16 de Outubro 2004

Local - Espaço Transforma, Catefica, Torres Vedras

 

/

 

ZONES OF NOISE INFLUENCE

. Dança Contemporânea

 

Fruto de 2 anos de pesquisa e ensaios "Zones of Noise Influence" é uma obra aberta que se concentra num meticuloso trabalho de composição coreográfica sobre a potência poética dos objectos.” Um objecto quotidiano foi eleito para motor exclusivo deste processo criativo, ele dobra-se e desdobra-se numa multiplicidade de acontecimentos e leituras sobre o espaço e sobre os corpos dos bailarinos produzindo um território de pensamento do corpo sobre o mundo contemporâneo”.

 

Data de Apresentação - 8 de Outubro 2004

Local - Teatro-Cine de Torres Vedras

 

Ficha Técnica


Coreografia - JOÃO SAMÕES
Interpretação - JOÃO SAMÕES & JOÃO GALANTE
Música - JOHN CAGE & SUN RA
Produção - O RUMO DO FUMO
Co-produção - TRANSFORMA AC

 

/

 

THE LAUNCHING OF THE PARASITE CD

. Performance / Festa

 

O projeto PARASITAS nasceu durante o workshop Colina Arts in Collaboration, organizado pelo Centro Coreográfico de Montemor-o-Novo em Julho de 2004. Desde aí nunca mais parou. Este será o lançamento esvoaçante do seu primeiro disco contendo alguns dos hits parasitas como "Piri Piri e Lá lá lá", seguido de conferência de imprensa, torres de champagne, petiscos e beliscos e bailinho pela noite dentro.

Um espectáculo que descobre a dramaturgia do espaço e as cozinhas portáteis, e que acontece em qualquer local onde se possa montar o estaminé. As PARASITAS têm vindo a fazer espectáculos que incluem comida e teorias domésticas, outras com textos complexos e projecções em direcções imprevistas.

 

Esta é uma Co-Criação  Patrícia Portela e Sónia Baptista

 

Data de Apresentação - 16 de Outubro 2004

Local - Espaço Transforma, Catefica, Torres Vedras

 

/

 

TÁXI

. Performance

 

Espero um táxi. Estou contigo ou sem ti. Estou com um estranho ou com um amigo. Estamos juntos na viagem. Somos dois. Entramos no táxi. Para onde nos leva? Será que no regresso estaremos diferentes?...

 

Data de Apresentação - 15 e 16 de Outubro 2004

Local - Praça de Táxis, Largo 25 de Abril, Torres Vedras

 

/

 

DJ’S AND VJ’S ON VÍDEO

. Projecções Cinematográficas

 

O projecto REMINDER, um colectivo formado por DJ Eurostoxx, Leroi Brown e drXibah, tem como mote "Memory has a Soundtrack". Na base deste conceito está uma terapia desenvolvida nos EUA, nos anos 60, que pretendia levar os invisuais a perceber a realidade através de sons. O trabalho sobre uma "memória dos sons" e o cruzamento entre a música, a palavra gravada e a imagem, caracterizam os sets ao vivo deste colectivo.

 

REMINDER é um projecto multimédia que consiste na utilização integrada de música, palavras gravadas e imagem.
É a expressão visível de um processo automático de memorização, recontextualização e reprodução dos códigos transmitidos pelos media, constituindo-se como um registo contínuo da experiência mediática actual e, ao mesmo tempo, que constrói uma linguagem cognitiva própria.

 

Data de Apresentação - 9 de Outubro 2004

Local - Espaço Transforma, Catefica, Torres Vedras

 

/


VOU A TUA CASA – lado a (primeira parte de uma trilogia)

. Performance / Intervenção para espaço privado

 

Todos os dias alguém lhe telefona, marca-lhe a hora, confirma-lhe o nome da rua, o número da porta, o andar. O ator desloca-se até esse espaço teatralmente imprevisível (imprevisto) que é a casa do espectador. "Vou A Tua Casa" é um espectáculo sobre as pessoas que o vão ver, logo, é mais do que um título literal. Trata-se de uma proposta literal, baseada numa intenção literal, feita por um ator literal, que gostava que tudo fosse muito literal. As casas onde as pessoas vivem não são nada literais...

 

Data de Apresentação - 8 e 9 de Outubro 2004

Local - Casa dos espectadores

 

Ficha Técnica

 

Concepção, Textos Originais, Interpretação - ROGÉRIO NUNO COSTA
Fotografia & Design - LUÍSA CASELLA
Vídeo - INÊS OLIVEIRA

 

/

 

NO CAMINHO (vou a tua casa - lado b) (segunda parte de uma trilogia)

. Performance / Intervenção no espaço público

 

Entre a tua casa – onde estive –, e a minha – onde gostava que pudesses estar –, existe um ponto no meio. Um ponto a caminho. No caminho. Se me apanhares aí, nesse sítio, poderei então contar-te o segredo, desmascarar tudo, e desmascarar-me. Nesse sítio impossível onde é possível respirarmos os dois ao mesmo tempo, quero pertencer ao teu mundo. De forma definitiva e perdida. Não interessa o resto. Interessa o que eu tiver para te contar, nesse instante, e o que tu quiseres que eu elimine de mim. Deitarei fora tanto da minha vida real quanto a tua vontade de ver um espectáculo ditar. E depois será para sempre. Até me fartar. Até te fartares. E a coisa morrer de acordo com as leis naturais do universo. Todas.

 

Data de Apresentação - 15 e 16 de Outubro 2004

Local - Espaço público


Ficha Técnica

 

Concepção, Textos Originais, Interpretação - ROGÉRIO NUNO COSTA
Co-criação - CLÁUDIA JARDIM, ROGÉRIO NUNO COSTA, VICTOR GONÇALVES
Fotografia - LUÍSA CASELLA
Design - F. RIBEIRO
Vídeo - INÊS OLIVEIRA

 

/

 

A8:TAKES2003

. Vídeo / Instalação

 

Vídeo Promo do Festival A8 - Artes em Curso, edição 2003

 

Data de Apresentação - 8,9,15 e 16 Outubro 2004

Local - Espaço Transforma, Catefica, Torres Vedras

 

Autoria de - SÍLVIA FIRMINO

 

/

 

HAIKUS TRADICIONAIS

. Performance / Dança Contemporânea

 

A tradição cai sempre bem. O coração vai sempre além. E um ai não é mau, porém... Haikus são poemas japoneses constituidos por versos muito curtos que evocam um universo de sensações efémeras. Breves palavras que destilam uma simplicidade aparente, carregados de significados tal como as pequenas coisas em que o sentido transcende a modéstia. Os Haikus Tradicionais respiram e são construídos em redor de uma carapaça à prova de bala, são bolas blindadas. Por detrás da sua aparente simplicidade esconde-se um humor inquietante. Cada palavra desvenda um mundo de sensações fugazes, cada gesto uma armadilha, cada personagem um duplo importuno... cada olhar um piscar de olhos. As personagens estranhas que Sónia Baptista faz aparecer trazem todas um pouco de história: uma história que gostaria de nascer e encontra caminho numa canção, numa cor ou numa obsessão dirigida a nós.

 

Data de Apresentação - 9 de Outubro 2004

Local - Espaço Transforma, Catefica, Torres Vedras

 

Ficha Técnica

 

Concepção e Interpretação - SÓNIA BAPTISTA

 

/

 

BIG, 2ND EPISODE (SHOW/BUSINESS)

. Dança Contemporânea

 

“Os Superamas fustigam o nosso mundo corporativo e consumista com espírito e muito sentido de humor. Este enérgico grupo procura os materiais para os seus trabalhos no imenso universo originado pelos média e, em geral, no dia-a-dia da nossa sociedade. Recriam telediscos através da dança, simulam telenovelas e contratam bailarinas de strip. Elisa Benureau, uma (genuína) hospedeira de bordo, faz o papel de Catwoman e, como uma gentilmente sádica dominatrix, dá aulas de técnicas de relaxamento. Peter T’Jonck – o ‘Reich Ranicki belga da crítica de dança’, como já lhe chamaram – proferiu as seguintes palavras de apreço em relação ao espectáculo, que são em igual medida entusiastas e concisas: ‘Uma obra-prima.’” (Helmut Ploebst)

Desde o seu primeiro trabalho (“Building”, 1999) , os SUPERAMAS têm promovido diversos encontros entre a Dança e materiais diversos oriundos de situações do dia-a-dia de qualquer pessoa. O grupo utiliza esses materiais, geralmente não espectaculares, no seu estado ‘bruto’, assim como ‘ready-mades’ oriundos da cultura popular.
Estes elementos são tratados de forma semelhante.
O que interessa aos SUPERAMAS são os atributos originados pela interacção de todos estes materiais uma vez colocados conjuntamente em cena, colocados em relação. Nesta situação, mostrar quer dizer deixar ver, expor ao olhar.
Num contexto de apresentação pública, os SUPERAMAS trabalham sobretudo sobre a ideia de des-monatgem, de separação, de demolição daquilo que no seu estado anterior parecia ter uma unidade e uma identidade.
Des-montar é questionar as evidências aparentes.

 

Data de Apresentação - 16 de Outubro 2004

Local - Teatro-Cine de Torres Vedras

 

Ficha Técnica

 

Co-Produção - SUPERAMAS (Fr/Au), DANS IN KORTRIJK (Be), TANZ IM August 2004 – internationales Tanzfest Berlin - TanzWerkstatt Berlin (De), Hebbel am Ufer (De), Szene Salzburg (Au), Nettverk for Scenekunst (Bergen/Oslo/Trondheim (No).
Em colaboração com - STUK KUNSTENCENTRUM, LEUVEN (Be), CHOREOGRAFISCHES ZENTRUM, LINZ (Au)

Filmes e bandas sonoras - PUNCH DRUNK LOVE (P.T. Anderson) : "Ouverture" + "He needs me" + Dialog short cut; ZOOLANDER (Ben Stiller): "Dialog short cut"; SAVING PRIVATE RYAN (S. Spielberg) : sounds Godard Interviews
Músicas - WHAM "Wake me up"; COLD PLAY "In my place"; FOUR NON BLONDS "What's going on?"; LAMB "That sound";
NICOLA CONTE "Arabesque vocal Version"

 

/