Acting Day´14

ACTING DAY | 19 de setembro, 9h - 19h
DEBATE PARTICIPATIVO | 27 de setembro, 16h - 18h
ACTING DAY no CICLO 2014 | 03 de outubro, 17h - 20h

 

Locais: Lojas do centro histórico da cidade Torres Vedras
Transforma.CAIXA, Praça do Município, 8, Torres Vedras

 


ACTING DAY é uma ação de intervenção no espaço público com a participação da comunidade. Incluída no projeto de cooperação europeu ECLECTIS (European Citizens' Laboratory for Empowerment: CIties Shared), todas as organizações parceiras deste projeto realizam diferentes ações, em cada uma das suas cidades, com o objetivo de estimular a reflexão sobre a partilha do espaço público, imaginando novos usos urbanos e criando propostas para a cidade de amanhã!

 

“Re-pensar o Centro Histórico” surge como o tema central do ACTING DAYS 2014, estimulando-nos a re-ver, re-projetar e re-imaginar aquilo que é o Centro Histórico - com os seus espaços, as suas histórias e memórias – o que foi, ou poderá ser. As montras do comércio local acolherão perguntas, feitas pela comunidade, que nos incentivem a “Re-pensar o Centro Histórico”. Para isso, à semelhança do processo desencadeado nos ACTING DAYS realizados no ano passado, convidamos os comerciantes a participarem na iniciativa, contribuindo com questões, interrogações, inquietações, desejos ou sonhos, sempre em forma de perguntas, e escrevendo-as nas suas próprias montras e janelas.

 

Durante todo o ACTING DAY do dia 19 de setembro a comunidade em geral é convidada a acrescentar outras questões às montras de cada um dos comerciantes.

 

Com o intuito de avaliar este primeiro momento do ACTING DAYS 2014, irá realizar-se no dia 27 de setembro, um debate participativo em que todos poderão partilhar as suas impressões, relatos, sugestões e críticas construtivas, de modo a podermos compreender juntos quais as ações que são adequadas ao contexto de Torres Vedras e como potencializar este dia de ação – e de re-ativação – do centro histórico num futuro próximo.

 

O ACTING DAYS 2014 terminará no dia 3 de outubro, estando incluído na programação do CICLO 2014, o Festival Internacional de Arte no Espaço Público que a Transforma organiza. Neste dia, como contraponto, a população será incitada a dar resposta às diversas perguntas geradas no dia 19, utilizando as mesmas montras como suporte, sendo que esta ação cruzar-se-á também com o Laboratório Criativo – concurso de ideias para a revitalização do Centro Histórico – unindo estudantes de Design e comerciantes num percurso e numa visita guiada aos resultados do concurso e às montras. Em tom de celebração, um piquenique participado pela comunidade marcará o fim deste ACTING DAY, tendo como objetivo proporcionar o início de novas relações.

 

Esperamos com esta iniciativa desencadear diferentes vivências no centro histórico da cidade de Torres Vedras, fazendo nascer nas montras, mesmo que momentaneamente, novas formas de espaço público, partilhado, crítico, construtivo e transformador!