Activate

 

O ACTIVATE é um projeto de SVE (Serviço de Voluntariado Europeu) que promove, no coração da cidade, um conjunto de iniciativas dirigidas à juventude e ao voluntariado, que dialogam com os seus interesses, desejos e necessidades. Voluntários europeus vão ter a oportunidade de contribuir com a sua imaginação, planos, experiências, novas ideias, conhecimentos e pontos de vista para o programa de atividades da Transforma

 

Com este projeto, a Transforma quer promover a consciência sobre a arte, a cultura, as questões ambientais, o diálogo intergeracional e o valor do voluntariado em todas as idades, facilitando relacionamentos e o desenvolvimento de competências. Para além disso, quer também oferecer oportunidades de voluntariado diversificadas, em bases locais, regionais e internacionais para difundir a prática duma cidadania ativa através dos seguintes objetivos:

  • Apoiar a comunidade local em práticas como o voluntariado e a cidadania ativa;
  • A promoção de um serviço intergeracional que visa incluir pessoas de todas as idades e para diversificar a gama de atividades disponíveis na nossa região;
  • A internacionalização de um serviço de voluntariado envolvendo jovens de nossa região.

Ao abrirmos um projeto desta natureza à participação de jovens europeus, temos como objetivo promover uma cidadania europeia ativa assente em oportunidades de aprendizagem por contacto com uma cultura estrangeira. Acreditamos que a implementação de um conjunto diversificado de atividades interculturais desenvolvidas por voluntários estrangeiros, não só terá um grande impacto sobre a nossa organização, como também no desenvolvimento pessoal e profissional destes jovens, de jovens portugueses e de outras pessoas da nossa comunidade.


O European Voluntary Service é uma iniciativa do Programa Juventude em Ação - ERASMUS+, da União Europeia.

_______________________

 

A TRANSFORMA acolhe 4 participantes, de França, Polónia , República Checa e Espanha, de 01 de fevereiro até 01 de julho de 2015. Os participantes do SVE irão contribuir com as suas próprias opiniões e experiências, e vão aprender com a organização ao serem incluídos no regime geral da organização relativamente por exemplo aos serviços gerais, organização de eventos ou o trabalho administrativo. Além disso, os participantes do SVE vão ter a oportunidade e o apoio para viver e para criar, planear e organizar as suas próprias atividades, workshops, exposições de arte, processos de aprendizagem intergeracionais ou projetos ambientais.

O projeto considera três temas principais: 1. Arte, criatividade e cultura; 2. aprendizagem intergeracional; 3. Alterações climáticas e questões ambientais, com o objetivo de capacitar criativamente jovens internacionais para alcançar os seus objetivos pessoais e profissionais.

Pode seguir o blog do Activate onde os participantes partilham os seus pensamento e sentimentos acerca do progresso, desafios e experiências durante o projeto.

 

 Parceiros: Organização líder TRANSFORMA, Torres Vedras, PT; Parceiros Coorganizadores: AYUNTAMIENTO DE ALICANTE, Alicante, ES; CIDJ (CENTRE D’INFORMATION ET DE DOCUMENTATTION JEUNESSE), Paris, FR; HODINA H O. S., Pelhrimov, CZ; STOWARZYSZENIE JEDEN SWIAT, Poznan, PL