Eclectis

 

Laboratório para a Promoção do Espaço Público e Cidadania Europeia: CiTIes Shared
Amsterdão | Barcelona | Bruxelas | Kotor | Liubliana | Paris | Torres Vedras
O Espaço Público Europeu como laboratório

 

O foco central deste projecto será a relação entre o espaço Europeu e os seus cidadãos. A participação de organizações com competências complementares e uma diversidade geográfica substancial, irá permitir um cruzamento de perspectivas diversas e enriquecer a reflexão inerente ao tema central do laboratório. As actividades, que irão integrar uma componente de diálogo entre as várias realidades presentes no projecto, serão realizadas a nível local, nacional e Europeu.

 

De forma a implementarem um processo de experimentação partilhada, as organizações participantes no laboratório - Dedale, Waag, Expeditio, Prostoroz, Transforma e Idensitat - seleccionaram um espaço público nas suas cidades. Presentemente, o espaço público Europeu é revelador da corrente fragmentação e novos hábitos que surgem no continente. Ao demonstrarem apostas locais especificas e diferentes contextos culturais, os espaços públicos podem ser um local privilegiado para a diversificação cultural, diálogo intercultural e inovação social, factores particularmente relevante para que sejam experimentadas respostas transversais que favoreçam o desenvolvimento urbano com base na criatividade, sustentabilidade e cidadania.

 

A observação, análise e avaliação do projecto a nível europeu será realizada pelo EFAP. Nesse sentido, várias experiências site-specific estarão em diálogo permanente, permitindo ir além das questões locais e fomentando a reflexão a um nível Europeu sobre projectos urbanos transversais. Os parceiros associados serão convidados a partilhar as suas experiências, estando também envolvidos na divulgação do projecto, assegurando a sua visibilidade na Europa e resto do mundo.




A necessidade de novas respostas para a fragmentação urbana

 

No contexto de uma urbanização crescente e de uma sociedade digital, é necessário que o espaço urbano lide com a aceleração da fragmentação urbana, social, cultural e económica do mesmo, reforçada pela presente crise financeira. Trata-se de uma questão central a nível Europeu, continente onde mais de 70% da população vive em cidades, realidade que ultrapassa a Europa e se manifesta também a nível internacional. Estudos prospectivos demonstram que em 2025 mais de dois terços da população mundial irá viver em cidades. É hoje evidente que o processo político de resolução da fragmentação urbana atingiu o seu limite. A exigência de uma resposta através da cidadania e participação directa por parte dos cidadão, classe política e especialistas, para a adaptação do espaço urbano a esta realidade, é cada vez mais forte. Desse modo, as cidades necessitam cada vez mais de explorar os seus recursos criativos em favor de um desenvolvimento inteligente, sustentável e abrangente.

 

 

Experimentar um desenvolvimento urbano Europeu criativo e integrado

 

O sector cultural desempenha um papel central do desenvolvimento de práticas inovadoras, promovendo desse modo a inovação urbana a nível social e reforçando o potencial criativo do território Europeu. Os 7 parceiros desta iniciativa apresentam uma forte experiência no envolvimento do cidadão no desenvolvimento urbano, e partilham o mesmo interesse em desenvolver projectos criativos inspirados por abordagens artísticas e participativas, actividades que regra geral integram cidadãos, profissionais de planeamento urbano, e políticos locais.

 

 

Publicação ECLECTIS

 

Publicação ECLECTIS: Um contributo dos atores criativos e culturais para a capacitação dos cidadãos

Os objetivos desta publicação são:

• Partilhar as experiências com todos os intervenientes envolvidos
• Reforçar o envolvimento dos cidadãos e atores criativos na construção da cidade
• Defender os seus papéis para os governantes locais e Europeus
• Trazer narrativas para a União Europeia, a fim de contribuir para a defesa do papel dos setores culturais e criativos nas políticas Europeias

Destina-se aos: intervenientes políticos; profissionais da cultura e planeamento urbano; cidadãos de toda a Europa e de outros países do mundo.

Pode fazer o download da publicação aqui:

 

Publicação ECLECTIS

 

Recomendações

 

 

\\

 

 

Dédale, Paris, FRANÇA: Coordenador


Waag Society, Amsterdão, NETHERLANDS: Co-organização


Expeditio, Kotor, MONTENEGRO: Co-org.


Prostoroz, Liubiana, ESLOVÉNIA: Co-org.


Transforma, Torres Vedras, PORTUGAL: Co-org.


Idensitat, Barcelona, ESPANHA: Co-org.


European Forum for Architectural Policies, Bruxelas, BÉLGICA: Co-org.

 

\\

 

Parceiros associados:


European Network of Living Labs, Bruxelas, BÉLGICA


Sinapolis, PEQUIM, CHINA


Academica, Belgrado, SÉRVIA

 

\\

 

Sitio Oficial - www.eclectis.eu