Desenvolvimento do Potencial Criativo

 

Área de Atividade - Interação

// Seminário

 

 

A oficina de desenvolvimento do potencial criativo foi planeada como um espaço dedicado à estimulação e desenvolvimento das potencialidades criadoras individuais e de grupo. Uma das razões que nos levam a buscar este tipo de desenvolvimento baseia-se na necessidade de gerir mudanças positivas e acertivas a nível pessoal e profissional. Tendo por base este objectivo a proposta criativa que aqui oferecemos baseia-se em trabalhar desde o interior, desde o nosso potencial latente, tentando descobrir ou redescobrir os talentos que estejam ocultos ou esquecidos pela dinâmica da vida actual.
Como elemento activador, a criatividade será o instrumento utilizado para desenvolver possibilidades não pensadas, sendo importante no processo de crescimento da pessoa. Direccionar o desenvolvimento pessoal tendo em conta os critérios de abertura, originalidade, flexibilidade e fluidez, tanto de pensamento como de acções produtivas, requer activar e conhecer as técnicas que desenvolvem esse potencial criativo e que nos dão a competência necessária para interagir mais eficientemente. Ser criativo significa comunicar essa capacidade através de acções originais, que variam do pessoal à produtividade profissional, gerar um clima de liberdade e satisfação que promova a auto-realização do indivíduo, elemento imprescindível para uma vida mais satisfatória. 
Outro aspecto contemplado neste programa, é o enfoque metodológico do mesmo através da actividade da oficina, por considerar que a realização de experiências de grupo permite aos participantes vivênciar com amplitude e confiança as potencialidades internas, muitas vezes desconhecidas pelas próprias pessoas. a actividade de interacção entre os participantes estimula a criatividade de todos, quando esta está dirigida a temas e centros de interesse significativos e relevantes.
 

 

Objetivos

 

  • Estimular a criatividade nas suas vertentes individual e grupal.
  • Promover espaços de acção, participação e livre expressão.
  • Conhecer e exercitar técnicas para o desenvolvimento da criatividade.
  • Descobrir talentos ocultos.
  • Desenvolver o pensamento divergente e a sua expressão multisensorial.
     

 

Data de Apresentação - Espaço Transforma, Catefica, Torres Vedras

Local - 19-20 de Junho & 23-24 de Junho 2000

 

/

 

Autoria de - MARÍA CARMELA GUERRERO RODRÍGUEZ