Linhas Criativas

 

 

// Música

 

LINHAS CRIATIVAS _ NÃO LINEAR

 

NÃO LINEAR _ O que dá importância a um acontecimento situado na História? Será a sua distância do tempo actual? A escala do acontecimento? As pessoas que nele participaram? As histórias que dele advêm? Ou será o seu legado, a sua herança, o seu propósito?


Há 200 anos, defendemo-nos acerrimamente contra uma invasão impulsionada por um ideal de Europa unificada (se bem que assumidamente imperialista). Era a nossa autonomia e soberania de Estado que estavam em causa. Em 1986, no rescaldo de uma revolução, e ainda com o exemplo vivo da URSS a Leste, aceitámos as condições de uma outra Europa unificada, que hoje, exactamente 200 anos depois da primeira luta contra a “Europa”, nos põe em risco a autonomia e a soberania do Estado, depositando-as nas mãos de terceiros.
NÃO LINEAR é uma peça musical que, humildemente, aborda este tema da relação entre Portugal e as “Europas” de há 200 anos e atuais, pecando, talvez, por se tornar uma expressão viva dos sentimentos do artista em relação a este tema.
Para esta obra recorri, por vezes intuitivamente, a maneirismos da música tradicional portuguesa por oposição a outros maneirismos típicos da música francesa, que embora tenham ambas muito em comum, entram por vezes em conflito.
É uma peça de tradição erudita, para conjunto de câmara, mais precisamente um piano, um clarinete e uma trompa, dividida em 3 andamentos que se podem entender como leituras de um passado, um presente e um suposto futuro.

 

Data de Apresentação - 11 de Fevereiro 2011

Local - Transforma, Praça do Município 8, Torres Vedras

 

Autoria de - MIGUEL SAMARÃO