Pastel das Linhas

 

 

// Instalação

 

PASTEL DAS LINHAS (TRANSAÇÕES DA MEMÓRIA)

 

O trabalho consiste na criação de uma receita para um pastel, para ser confeccionado especificamente para as comemorações do bicentenário da construção das Linhas de Torres Vedras, e com este formar um sistema de troca e de partilha por entre todas as pessoas que comam o pastel. A receita deste é baseada em alimentos que faziam parte da alimentação dos habitantes de Torres Vedras na altura das guerras peninsulares e também utilizando alimentos que se cultivam actualmente na região.
Como funciona? A pessoa que compra um pastel, recebe com ele um papel com um desenho/fotografia/texto originais que passa a ser seu, sendo apenas pedido em troca que preencha um papel da mesma dimensão, tendo assim a oportunidade de partilhar uma memória, ideia ou opinião relacionada com o passado, presente ou futuro de Torres Vedras, do país, ou ainda outro qualquer aspecto que tencione partilhar. Posteriormente esse papel que a pessoa preencheu será colocado juntamente com um outro pastel que outra pessoa comprará, repetindo o mesmo processo, formando um sistema fechado de dar e receber.
Existem inicialmente 126 desenhos e fotografias feitos pelo artista (número de Fortes construídos em 1810); nos desenhos há o incidir sobre a forma como a memória se vai deformando e transformando o modo como vemos e olhamos para o passado; nas fotografias há um âmbito mais documental de registo de alguns Fortes e da actual paisagem da região.

 

Data de Apresentação - 29 de Janeiro a 26 de Fevereiro

Local - Transforma, Praça do Município 8, Torres Vedras

 

Autoria de - IVO ANDRADE