Re-Everything

 

Sumário / Abstrato

 


Há um país no mundo, onde a medição de riqueza não é o Produto Interno Bruto, mas sim a Felicidade Nacional Bruta. Inspirado por este facto, e à luz de desafios económicos e ambientais que estamos enfrentar, este projeto sintoniza no ressurgimento e re-avaliar ao que damos valor, e abre um espaço para ações. Pretende-se criar um diálogo sobre o que realmente precisamos e onde criar felicidade?

 

Uma cidade paralela irá emergir durante esta residência em Torres Vedras, aparecendo subtilmente na realidade diária. As intervenções em espaços públicos irão cativar a atenção das pessoas e convidá-las a imaginar e a envolver-se num espaço de troca, conversas e diálogo.

 

Simultaneamente embaixadores específicos vão levar conhecimento sobre o processo através de diferentes canais na comunidade e serão as ligações às diferentes partes da sociedade, assim como funcionarão como conselheiros para o projeto. Em Outubro irá culminar num evento participativo sobre espaços partilhados, celebrando a abundância escondida na comunidade e apresentar uma investigação sobre a riqueza e a necessidade. Desenhando sobre vários aspetos que cobrem uma cidade e uma comunidade, o projeto identifica concretamente os recursos e coloca-os num novo contexto para aumentar o seu potencial. Tem como objectivo a criação de consciência sobre nossa perceção de prosperidade e amplia sobre as formas de lidar com as coisas materiais, recursos básicos como alimentos, bem como as competências, as ideias e as ligações entre as pessoas. Ele aponta para re-avaliar o património útil de produção local e de troca, e o valor das coisas que podem passar despercebidas, discutir como podemos criar valor e quais são os valores paralelos ao sistema económico que conhecemos.

 


O que irá acontecer?
O evento em 12 de Outubro

 

Este evento final é concebido como um conjunto harmónico de pequenas ações e situações sensoriais, momentos teatrais unidos em um episódio de condensado de inquéritos de pesquisa-ação coletiva para a reavaliação de valores, reavaliação da natureza e à prática da felicidade.
Será a celebração do processo até à data, visível através de contribuições das pessoas envolvidas no projeto, e um convite para a comunidade mais abrangente da cidade continuar o trabalho.
A participação para o evento será convidada através do processo que leva até á mesma: intervenções em espaços públicos e trabalho com a comunidade. Assim, o evento não será anunciado publicamente mas conta com convite que acontece previamente, estimulando individuos para coordenar grupos a trabalhar juntos para partilhar ideias, conhecimento, aptidões, sonhos.
Em continuação das atividades, estas incluirão a primeira assembleia dos ministério da Felicidade de Torres Vedras, inauguração do banco de conhecimento especializado de Torres Vedras, inclui o filme documental dos jovens e o seu projeto hello!neverland, a partilha de bens alimentares e outros.
Esperemos que marque o fim assim como um principio de uma apreciação profunda e uma avaliação das relações entre nós, entre outros, a paisagem urbana e não urbana em que estamos mergulhados.