Freaks, Dead Sharks & Urinals

AULAS SOBRE HISTÓRIA DA ARTE



...Tudo o que sempre quiseste saber sobre arte contemporânea, mas tinhas medo de perguntar...



"Freaks, dead sharks and urinals" é um conjunto de aulas sobre história da arte, focalizadas na arte da segunda metade do século XX e XXI, arte moderna e contemporânea, períodos e temas pouco abordados no ensino escolar. Serão 6 aulas, cada uma a debruçar-se sobre um tema específico: Land Art, Videoarte e Performance, Polémica na Arte, Fotografia, Celebridades na Arte e Arte Contemporânea no Museu.


PROGRAMA


LAND ART

/1ªAula


Os artistas da Land Art opuseram-se à maneira tradicional de criar e apresentar as obras de
arte, o que os levou a sair do espaço da galeria. Nesta aula será apresentado o início da Land Art, as suas diferentes conceções e os artistas mais representativos desta tendência.



VIDEOARTE E PERFORMANCE

/2ª Aula


Videoarte e performance ainda estão entre as formas menos compreendidas de expressão
artística. No entanto, nenhuma delas é nova no mundo da arte. Esta aula apresentará alguns
dos principais trabalhos da videoarte e performance, cruzando-os com artistas contemporâneos emergentes para explicar as especificidades do género.



POLÉMICA NA ARTE

/3ª Aula


Algumas obras de arte provocam discussão, conflito e controvérsia entre o público. Nesta aula serão apresentados artistas que abordam temas, técnicas ou materiais polémicos no mundo da arte.



FOTOGRAFIA

/4ª Aula


Fotografia é um género que é com alguma frequência pouco abordado na história da arte.
Nesta aula serão apresentados os mais importantes artistas do ramo da fotografia, enquanto se discute sobre diferentes abordagens e usos desta linguagem (artística, jornalística, moda, documental).



CELEBRIDADES NA ARTE

/5ª Aula


Alguns artistas destacam-se entre os seus contemporâneos. Quem são eles ou quem foram, quais são os seus trabalhos e o que os faz serem diferentes dos outros artistas? Esta aula abordará esta questão em relação com o funcionamento do mercado da arte e a prática do colecionismo.



ARTE CONTEMPORÂNEA NO MUSEU

/6ª Aula


Esta aula será realizada no Museu Berardo, em Lisboa, em contato direto com obras de arte. Será dado enfoque na análise visual de diferentes trabalhos. As aulas serão dadas em inglês e são direcionadas para pessoas com mais de 15 anos, tendo as seis aulas um custo total de 2€.





As aulas serão dadas em inglês e acontecem entre 28 de abril e 14 de maio, todas as terças e quintas, das 19h00 às 21h00, na Transforma.Caixa (Praça do Município, 8, Torres Vedras).


As inscrições estão abertas até dia 25 de abril e para se inscrever basta enviar um e-mail com o seu nome, idade e contato para: info@transforma.org.pt