Outra casa no Castelo

 

Título - Outra Casa no Castelo – Intervenção Multidisciplinar
Coordenador de Edição -  Luís Firmo (PT)
Seleção, Matéria Editorial e Contribuições - Luís Firmo (PT), Isabel Baraona (PT)
Design Gráfico - João Vinagre
Palavras Chave - Animação Cultural; Desenho; Escultura; Espaço Público; Instalação; Projecto Educativo; Sítio-especificidade; Vídeo; Fotografia
Línguas - Português-Inglês
Número de Páginas - 64
Data de Publicação - 2008
ISBN - 978-989-95397-3-0
Dimensão - altura 21 cm X largura 16,5 cm X espessura 0,5 cm
Peso - 135 gr
Preço Price - 8€

 

ENCOMENDE AQUI

 


«As premissas desta segunda intervenção são, no essencial, idênticas às do projeto anterior. Uma origina Outra, isso é certo! Pensar esta continuidade poderia, no entanto, sugerir condicionalismos de leitura e de resposta, que de todo se colocaram na prática. Pelo contrário, as dinâmicas que orientaram esta Outra intervenção não foram tanto originadas pelas obras e pelas abordagens anteriormente produzidas, quanto associadas à intensificação da ideia de retorno, que gradualmente se instala na nossa perceção por via da intuição – da passagem do tempo, da memória e de nós próprios enquanto sujeitos sensíveis, face aquele espaço. A ideia de retorno pressente-se catalizadora de todo o projeto, singularizando de forma marcante esta Outra Casa no Castelo.


Dela deriva o jogo que nos foi proposto, de rever e de reorganizar o nosso entendimento pelo confronto com uma ordem comunicacional distinta, sobretudo porque distante dos mecanismos promocionais e panfletários que saturam a nossa vivência quotidiana. Duma outra dissociação vive também o edifício simbolicamente implantado na malha urbana que do Castelo intui e vigia a cidade em movimento, e o seu jardim que nos convida a repousar ansiedades e a respirar um outro tempo, porventura esquecido, mas a que sentimos também pertencer. Estes aspetos contribuíram para afirmar a pertinência desta Outra intervenção e para que dela surgissem um vasto conjunto de espantos e de interrogações que souberam agudizar em torno de si discussões sobre a necessidade de compreender de uma forma mais profícua e divergente a arte e a sua relação como cidade-espaço-corpo-experiência em que vivemos.


A felicidade do encontro promovido pela materialidade daquelas propostas artísticas e educativas com a daquele espaço e do meio específico que os integra, motiva um justo reconhecimento do distinto desempenho da curadora e dos diversos artistas e animadores envolvidos, a quem felicito com gratidão, desejando que o seu contributo possa afirmar a necessidade estratégica de Investigar, de Experimentar e de Promover formas sustentadas de atuação sobre o espaço real-social da cidade, e de a impulsionar fazendo recurso da arte e dos processos criativos como ferramenta de eleição.»
 

 

Luís Firmo
Diretor Artístico da Transforma