Transforma Think Tank

 

Que estratégias podem estruturas culturais independentes como a Transforma desenvolver para a promoção da criatividade e da experimentação nas/através das práticas artísticas, como forma efetiva de gerar receitas e de desenvolver a liderança nas indústrias criativas Portuguesas?

 

 

Como é que as artes experimentais e a criatividade podem participar no desenvolvimento duma nova e distinta prática que possa promover a competitividade de uma cidade, de uma região ou de um país?

 


O TRANSFORMA THINK TANK explora o papel da produção artística e criativa no desenvolvimento competitivo e sustentável das cidades, e a importância potencial da liderança e da economia associada ao setor criativo/cultural, estimulando a partilha entre os diversos interessados, tais como académicos, decisores políticos, proprietários, comunicação social e profissionais da cultura e criadores de diversas disciplinas.

 

 

"É necessário continuar a investir nisto, no talento criativo, na nossa infra-estrutura cultural e na garantia da existência de um ambiente propício ao florescimento da criatividade, de líderes no sector criativo e na cultura. Esperamos muito deles: não somente uma boa prática performativa ou visual, mas visão, inspiração e dinamismo, assim como uma intensa paixão pela cultura e um forte comprometimento na promoção dos seus benefícios para a sociedade e para uma economia mais alargada.”

Gordon Brown, UK Chancellor of the Exchequer.

 

 

Por outras palavras, uma liderança cultural de grande qualidade é demasiado importante para promover no setor cultural situações de sucesso em continuidade. Politicas sustentadas devem ser desenvolvidas, implementadas e acedidas.

 


OBJETIVOS DO TTT

• Identificar e analisar politicas culturais estratégicas e modelos de desenvolvimento para associações/instituições culturais;


• Descobrir novas formas de financiamento e de produção de projetos culturais, especialmente os que ensaiam novas abordagens / experimentais;


• Criar um espaço de análise para os mais relevantes exemplos internacionais;


• Estabelecer novos contatos e integrar novas redes de trabalho com pessoas / estruturas interessadas na implementação de novas práticas organizacionais e na discussão de políticas culturais;


• Compreender os riscos e as oportunidades criadas pela implementação de diferentes modelos de produção cultural: aprender com as experiências de outros, boas ou más;


• Analisar diferentes formatos socio-políticos para o setor cultural, para parcerias públicas e privadas;


• Investigar a importância dos espaços de produção cultural no contexto de processos de regeneração urbana;


• Investigar e analisar diferentes formatos de "cidades criativas" e estudar possíveis aplicações a Torres Vedras/Portugal;


• Desenvolver as bases para uma pesquisa e para uma prática rigorosas neste domínio.