Transforma Lab

 

TRANSFORMA LAB

 

O TRANSFORMA LAB é um projeto artístico assente numa abordagem curatorial, que ensaia um novo evento que possa contribuir para a regeneração do centro histórico da cidade de Torres Vedras. O projeto é desenvolvido com o intuito de investigar, de experimentar e de promover outras formas de repensar a cidade - partindo da recriação de memórias e de significados e da análise da singularidade das ligações e da natureza dos locais; e pretende estimular o desenvolvimento de trabalho criativo que empreenda práticas e formas de relação com o espaço público, com a paisagem urbana e com o tecido social.
A sua realização acontece no âmbito do IMAGINE2020, Art and Climate Change Network, um projeto Europeu que apoia o trabalho artístico que investigue as causas e os efeitos das alterações climáticas e que promova o desenvolvimento sustentável, procurando provocar mudanças no setor cultural e na sociedade em geral.
O TRANSFORMA LAB é efetuado em parceria com o Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto como forma de promover novos desenvolvimentos ao seu projeto “Transformations”.
O projeto foi apresentado em Torres Vedras entre 17 e 22 de Outubro de 2011.

 

/

 

MADEP

 

O Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Mestre em Arte e Design para o Espaço Público oferece prosseguimento de estudos de 2º Ciclo para alunos provenientes dos diversos cursos de Arte, Arquitetura e/ou Design existentes nesta e noutras Faculdades, num âmbito de trabalho que possui o Espaço Público nas suas diferentes vertentes (sociais, políticas, urbanas e mesmo virtuais) como foco de intervenção. A necessidade de interação e envolvimento com o domínio público tem-se afirmado progressivamente como uma preocupação artística, estética e de intervenção criativa nos mais diversos circuitos do conhecimento e da prática artística. Se a nível internacional, este território tem inquestionável implementação, seja ao nível académico seja ao nível da prática profissional, em Portugal a oferta de um curso de 2° Ciclo com estes contornos afigura-se de premente necessidade com vista a sistematizar e transmitir ferramentas operativas e reflexivas adequadas ao referido território. Assim, por um lado, o caráter de especialização deste ciclo de estudos atende a necessidades muito concretas desta operatividade ao nível da intervenção espacial; por outro, a sua raiz pluri e interdisciplinar estabelece desde logo como imperativo o desenvolvimento de importantes ferramentas críticas e reflexivas.

 

 

MADEP
Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público


W: madep.wordpress.com
E: madep@fba.up.pt

 

/

 

FBAUP

 

Situada na zona oriental da cidade do Porto, a alguns minutos do centro histórico, a Faculdade de Belas-Artes ocupa um antigo palacete do século XIX em cujos jardins se construíram, nos anos 50, edifícios de interesse arquitetónico, especialmente concebidos para o ensino das disciplinas tradicionais das Belas-Artes.
Os candidatos à Faculdade de Belas Artes podem escolher entre licenciaturas de Pintura, Escultura e Design de Comunicação, com a duração de quatro anos. Todos os cursos mantêm uma forte componente de formação básica de Desenho e História da Arte, segundo o modelo tradicional do ensino das Belas-Artes.
Contudo, as reformas curriculares efetuadas ao longo dos anos, têm contemplado a atualização de técnicas e métodos de ensino, assegurando assim, igualmente, uma formação em sintonia com as exigências da situação artística contemporânea.
O trabalho desenvolvido pelos docentes é frequentemente complementado com a presença de convidados: artistas plásticos, designers, críticos de arte, galeristas, ou outros profissionais com uma contribuição a dar na formação de jovens artistas. Visitas de estudo e workshops constituem igualmente um elemento importante das atividades escolares.
A nível dos estudos de pós-graduação a FBAUP oferece mestrados em Multimédia, em Desenho e Técnicas

 

FBAUP

Faculdade de Belas Artes - Universidade do Porto


Av. Rodrigues de Freitas, 265
4049-021 Porto


(+351) 225 192 400
W: www.fba.up.pt
E: webmaster@fba.up.pt