Nshajo

 

Área de Atividade - Apresentação

// Video


«Entre 1957 e 1959, o antropólogo Jorge Dias, uma das figuras maiores da etnografia colonial portuguesa e da corrente luso-tropicalista, realiza, sucessivamente, três estudos de campo no Planalto dos Macondes, no Norte de Moçambique. O material recolhido daria origem à extensa monografia "Os Macondes de Moçambique" (1964-70), uma das obras fundamentais da antropologia portuguesa. Em 1959, aquando da terceira expedição a Moçambique, Jorge Dias permanece durante alguns dias na residência da minha família, no Mucojo, onde o meu avô era então administrador de posto. "Nshajo (O Jogo)" entrelaça o relato de um episódio prosaico da estadia de Jorge Dias no Mucojo com uma tentativa de reflexão visual sobre a representação antropológica e os processos de observação empírica, comparação, imitação e aculturação. Linhas de continuidade são traçadas entre sistemas de representação e imaginários paroxísticos através da combinação de um filme antropológico apócrifo com imagens de arquivo documentais de Moçambique.»

 

. Raquel Schefer

 

Data de Apresentação - 2 a 5 de Novembro 2010

Local - Transforma, Praça do Município 8, Torres Vedras

 

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Autoria de - RAQUEL SCHEFER (pt) / MIGUEL ANGELO VEIGA (pt)

 

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THE SCREENING CABINET é um projeto que se pretende itinerante e que consiste, essencialmente, na projeção de uma série de oito vídeos (cada um deles realizado por um autor diferente), a decorrer durante oito semanas, contínuas desde a sua primeira exibição e num determinado espaço de acolhimento. Este projeto foi pensado com o foco dirigido às diferenças de conteúdo na realização entre as obras de autores que vêm de Artes Plásticas e autores que vêm do Cinema Documental e de Ficção. Um dos principais objetivos desta apresentação é experimentar o modo como esta disciplina se afasta, ou não, do domínio do Cinema e/ou do lado contemplativo atribuído a uma ação repetida ad aeternum, ou de uma imagem estática como acontece na Pintura ou no Desenho. Para isso, e procurando contrariar o comportamento mais comum do observador quando assiste a um objeto vídeo com estas características, num espaço galerístico ou museológico, o público desta mostra é convidado a assistir ao vídeo como se de um objeto cinematográfico se tratasse.