Beyond Mary and Joseph

 

Área de Atividade - Apresentação

// Performance

 

“Beyond Mary and Joseph / slow down the passions” é um estudo sobre duas figuras simbólicas da nossa cultura: Maria e José. Nesta instalação, estas figuras são apresentadas na perspectiva de um contexto contemporâneo, que me parece ser relevante, para a percepção de modelos, a sua evolução estética, moral e política.
A representação iconográfica é inspirada por pinturas religiosas, com especial atenção às paixões (tristeza, alegria, amor, ódio, compaixão, desejo, medo…). A aproximação histórica da representação em relação ao nosso dia-a-dia e contacto directo com a vida da cidade trará consigo o fantasma da família como modelo.
Em redor desta imagem central encontra-se o espaço individual de cada performer, vida quotidiana. A relação entre estes dois espaços representação / história versus apresentação / vida quotidiana irão permitir uma reflexão sobre figuras simbólicas e sistemas sociais pré-adquiridos. A ideia é envolver / mover através destas dimensões sem conflito, mas testando as suas relações, capturando-as com exactidão nas suas qualidades e dar uma visão prismática de casal/família/sociedade numa só e em direcção ao indivíduo.

 

Data de Apresentação - 15 a 17 e 20 a 23 de Dezembro 2006

Local - Tzero, Praça do Municipio 8, Torres Vedras

 

/

 

Autoria de - LILIA MESTRE, VITOR RORIZ, SOFIA DIAS