Crime - Ribamar, Porto Dinheiro

 

Área de Atividade - Criação / Apresentação

// Cinema

 

Residência Artística

 

“A violência da minha cidade natal sempre foi uma espécie de símbolo que levo comigo para onde eu for e isso forma uma parte fundamental de todos aqueles que lá cresceram. Na verdade, os crimes e as reacções aos crimes muitas vezes serviam como um cimento que nos unia, que nos ensinou a contar uns com os outros para apoio, conforto e protecção. Aprendemos a usar as histórias para nos mantermos unidos e para nos fortalecermos como membros de uma comunidade. E isso fascina-me.”
Jeremy Xido e Cláudia Heu chegaram a Torres Vedras para levar a cabo o seu projecto intitulado CRIME. Propunham-se retratar a maneira como uma população lida com um caso de crime, local, que tivesse posto em questão ou perturbado a ordem social local e a identidade da comunidade. Examinar o modo como a recepção dos casos criminosos recentes capturaram a imaginação dos habitantes da vila, sem nunca procurar a verdade dos factos mas sim o seu impacto na vivência da população.

 

Data de Criação - 20 de Março a 15 de Abril 2006

Local - Tzero, Praça do Município, Torres Vedras

 

/

 

Apresentação

 

Em Portugal, os criadores escolheram trabalhar na vila de Ribamar, Lourinhã. Durante a investigação levada a cabo, conheceram diversas situações problemáticas que haviam ocorrido na vila, nos últimos anos, e verificaram que não existia apenas um caso de grande impacto, mas sim vários casos que atravessavam a vivência de cada indivíduo e uma situação complexa que marcou a história recente da vila.
Condicionado por estas particularidades (o título também se alterou!), este trabalho apresenta-se como um registo dos autores sobre a actual vivência da vila, resultado das grandes mudanças operadas nos últimos anos no que se refere às suas condições de subsistência e ao seu modo de vida, e duma grande proximidade com realidades de toxicodependência e de narcotráfico.
O projecto de Jeremy Xido e Cláudia Heu será apresentado em forma de documentário, com cerca de 20 minutos de duração, ainda numa versão experimental. Seguir-se-á uma conversa informal com todos os presentes e principalmente com as pessoas que foram entrevistadas ao longo deste projecto.
O trabalho de Jeremy Xido e Cláudia Heu passará, depois de Torres Vedras, por outros momentos de desenvolvimento no estrangeiro, no âmbito do programa europeu APAP (Advancing Performing Arts Project/Projecto de Apoio às Artes Performativas).

 

Data de Apresentação - 13 de Abril 2006

Local - Restaurante Chico Neto, Praia de Porto Dinheiro, Ribamar, Lourinhã

 

/

 

Autoria de - JEREMY XIDO (EUA) & CLÁUDIA HEU (AU)