A8 LAB - TRANSFORMA AC

 

Esta nova edição do A8 continua o espaço de trabalho de formato laboratorial iniciado com a edição anterior (2005). É um segundo espaço intercalar de acção, de experimentação e de análise sobre a prática artística contemporânea que procura estabelecer novas formas de relacionamento com as sociedades actuais.
O A8LAB persiste na urgência de investigar as condições de criação, de produção e de desenvolvimento das artes, bem como o papel catalizador das mesmas, dos media e da cultura na reconfiguração dos contextos urbanos e das suas identidades. Reafirma a necessidade da existência de espaços de encontro e de diálogo entre ideias de programação, ideias de cidade e noções de tempo e de organização, e que se propõe, precisamente, nesse lugar interdisciplinar onde a prospecção e o risco se assumem com a coragem necessária e a honestidade exigida, ‘a descoberto’: artistas em processo de criação, residências abertas, apresentações públicas, workshops, conversas informais, performances, exposições e instalações, visitas orientadas, espaços de reflexão e de observação de processos, reuniões internacionais de programação e encontros de especialistas.
Outro espaço de ensaio de novas formas de relacionamento e de interacção criativa com a cidade, de novas formas de provocar a imaginação criadora dos seus habitantes e de aferir acerca da sustentabilidade do seu desenvolvimento. Uma semente de re-invenção e de convergência da criatividade com o espaço comunitário.

 


Luís Firmo | Director Artístico