Filomena Nascimento, Portugal
"O foto-documentário ‘’Eu nasci em Xangai’’, visa o retrato social da população que atualmente reside no Bairro Social de Aldoar (Porto), e que em 1968 foi deslocada dos bairros de lata de Xangai e Liberdade."
/
[Projeção de video]
17, 20 e 22 de Outubro 2011 . 18h00
Café A Brasileira, Mezza, Casa Avó Gama, Torres Vedras
Tipo: Foto-documentário, Nome: Eu nasci em Xangai, Duração: 20 min, Formato: DVD, M/10, Língua: Português, Imagem: cor e sépia
/
O foto-documentário ‘’Eu nasci em Xangai’’, visa o retrato social da população que atualmente reside no Bairro Social de Aldoar (Porto), e que em 1968 foi deslocada dos bairros de lata de Xangai e Liberdade, que se situavam nos limites da cidade com a praia do Castelo do Queijo e a cidade de Matosinhos. Constituído por 16 blocos de habitação plurifamiliar, as cerca de 1200 pessoas que atualmente o habitam distribuem-se por 396 fogos onde diariamente convivem com inúmeras carências.
/
Filomena Nascimento - Em 2005, finaliza a Licenciatura em Arquitectura, pela Universidade de Artes e Arquitectura Lusíada do Porto. Trabalha em Itália, Espanha e Portugal e exerce actividade a título individual a partir de 2010. É também desde essa data (2005), que se dedica à fotografia como meio de registo, de esquiço, de documentação e de expressão artística.