20-Foot Urban Farm

 

Damien Chivialle, França

 

/

 

[instalação + projeção de video]

 

/

 

20-Foot Urban Farms é uma experiência agrícola dentro de um contentor na baixa de Paris. No local produz-se peixe, frutas e vegetais orgânicos, evitando deslocações desnecessárias e promovendo o contato directo com os consumidores.
Damien Chivialle desenvolve uma rede na Internet para disponibilizar as suas técnicas agrícolas optimizadas com base em sistemas circulares auto-suficientes, e apoiar projectos similares em todo o mundo. O poder da Internet facilita a partilha de conhecimento e permite simulações virtuais rápidas. Na verdade, o primeiro passo da criação de uma quinta está na preparação dos vizinhos sobre o objeto e as suas novas ligações. Em Torres Vedras, 20-Foot Urban Farm falará sobre esta transição.

 

/

 

8 & 9 julho 2011 . 09h00 - 21h00
Parque estacionamento Santiago, Torres Vedras

Apresentação ao público:

8 Julho 2011 . 17h00 - 21h00
Transforma, Torres Vedras
9 Julho 2011 . 10h00 - 14h00
Transforma, Torres Vedras

 

/

 

Design: Damien Chivialle . Web tutor: Vincent Olivari . Música: Gwennaelle Roulleau . Video: Damien Chivialle

 

/

 

Damien Chivialle é licenciado pela École Nationale Supérieure de Création Industrielle de Paris em 2006. Como designer e artista freelancer, integra-se em diversas equipas como Conteners Think Tank, Studiopublic ou Hacker Space/Tmp/Lab, estudando os contentores de transporte marítimo e as suas normas de uso. As suas instalações arquitectónicas fazem-nos questionar sobre o aumento da mobilidade de produtos e de pessoas no nosso planeta, cada vez mais formatado. Em 2007 no atelier Van Lieshout (Rotterdam, NL) cria o protótipo de Plug-In Wall, objeto com intenção de materializar o website Conteners Web Radio, e cria para a fábrica Freitag a cenografia da sua residência em Montréal (CA). Em 2008 desenha ÎLES, um objeto móvel para o Le Quai Theater Forum (Angers, FR). Em 2009 faz o protótipo para Ports de Paris uma exibição ultra-light, LEM, usando um contentor de transporte marítimo. Durante a bienal Estuaire (Nantes, FR) constrói NOÉ, uma arca no rio Loire, onde duas pessoas podem dormir. Em 2010, desenha para o Musée des Arts et Métiers (Paris, FR), o GEO-Depollution kit, usado por Philippe Langlois para o mapa Paris pollution.
O video do seu último projeto, U-FARM, une serre en milieu urbain ganha o primeiro prémio na CLER-Métrage Competition during Pollutec 2010 (Lyon, FR). A primeira quinta aquapónica é construida a 4 de junho de 2001 em Berlin (DE), e a segunda está presentemente a funcionar em Zurique (CH). De momento a 20-foot Urban Farms network, interliga todas as existentes iniciativas e experiências 20-foot Urban Farms.