Rio que corre por um fio

 

Tana Guimaraes, Brasil

 

/

 

[performance + projeção de video]

 

/

 

“FIO: Pedra que corre no RIO”, acontece em duas ações transversais: uma performance sobre pedras, traçando um percurso na cidade de Torres Vedras (PT); e uma vídeo-performance sobre a corrente do riacho TAMANDUÁ (Minas Gerais/BR). Sobre as pedras ou no rio, percebe-se o suave, o abrupto e o estanque. Pedra, água e corpo afetam-se no ritmo e no fluxo; no espaço-tempo urbano e de mata. O Rio Tamanduá está localizado numa área de proteção ambiental de cerrado e mata atlântica, (classificado como UNESCO World Biosphere Reserve), a Estação Ecológia dos Fechos. Ameaçado pela atividade mineira e pela expansão imobiliária da cidade de Nova Lima, o Rio ainda é cercado por espécies de fauna e flora que dependem das suas águas para florescer e se reproduzir. Ao longo da sua extensão há já alguns pontos de assoreamento e desmoronamento, cicatrizes de uma ocupação mal planejada.

 

/

 

8 & 9 Julho 2011 . 21h30
Praça do Município, Torres Vedras

 

/

 

Conceção e coreografia: Tana Guimarães . Vídeo: Xande Pires . Música/ Vídeo: Rodolfo Caesar . Tutoria: Gisella Hermann e Daisy Turrer . Realização: Cia Suspensa
Agradecimentos: Rodrigo Borges, Liliza Mendes, Toia Guimarães, Maria Regina Gumarães e Marília Schembri.
 

/

 

Tana Guimarães nasceu em São Paulo/BR em 1979. Iniciou sua formação em Artes na Escola de Belas Artes da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) no curso de Artes Visuais. Tem formação em dança, circo e teatro através de workshosps e cursos livres. Integra a Companhia de Dança Suspensa (MG/BR) desde sua fundação (1999), participando dos seus espetáculos, pesquisas e projetos educativos. Atua no campo da performance, tendo atenção à plasticidade do movimento e à relação corpo X imagem.