Vou a tua Casa Trilogia - Projeto de Documentação

 

Área de Atividade - Criação / Apresentação

// Performance / Instalação / Conferência

 

O projecto-trilogia "Vou A Tua Casa" (2003-2006) encontra-se neste momento na recta final de um trajecto marcado essencialmente pela pesquisa e investigação no território da construção teatral e na sua articulação com um conjunto vasto de áreas disciplinares. Concluídas que estão as três fases iniciais do projecto (uma em casa dos espectadores, a outra em espaços públicos à escolha do espectador, a última em casa do criador), a trilogia encontra-se neste momento na passagem para a etapa seguinte: a fixação, em vários moldes e suportes, do discurso transdisciplinar que durante os últimos três anos tem vindo a ser produzido no seio e à volta do projecto e suas ramificações. A qualidade mais "residual" que "objectual" deste trabalho coloca desafios interessantes à própria ideia de "documentação", assunção que justifica a transformação da fase de arquivo deste projecto num objecto autónomo de pensamento e reflexão.

 

 

 

 

PROJECTO DE WORKSHOP

 

 

O “Vou A Tua Casa” é feito de pessoas. Pessoas que conhecem pessoas. Pessoas que se encontram com pessoas. Pessoas que visitam pessoas. Pessoas apaixonadas por pessoas. E cidades. Transpor isto para uma acção de formação ausente de disciplina específica será um dos maiores desafios que alguma vez este projecto me colocou. Terei que ser muito mais psicólogo, urbanista, sociólogo, historiador de arte, geógrafo, animador sóciocultural, teórico da contemporaneidade, terapeuta e vidente do que artista.
Aos meus pupilos, exigirei apenas que se disponibilizem para “ficar”, realidade copulativa que significa: deixar que as ideias (sobre)vivam até ao limite da sua veracidade, sem que a coisa “espectáculo” as mate primeiro. É este o plano de sessão.

 

 

Data de Apresentação - 20 a 23 de Novembro 2006

Local - Transforma Ac, Praça do Município 8, Torres Vedras

 

 


PROJECTO DE INSTALAÇÃO


Os restos que ficam são tão raros, que cabem juntinhos dentro de uma lata de caviar. Preciosidades intocáveis: difíceis de achar e pouco renováveis. A visão historiográfica e arquelógica do “Vou A Tua Casa” cabe toda numa salinha pequena e de rápida degustação: “fast food meets delicatessen”. Tudo embrulhado em sacos transparentes de plástico fino, como recados românticos em papel rasgado, bilhetes de comboio, talões multibanco, pedaços amovíveis de mobiliário urbano e muitas plantas de jardim. Num ecrã de televisão, imagens em loop mostram coisas exclusivas.

 

 

Data de Apresentação - 20 de Outubro 2006 a 20 de Janeiro 2007

Local - Transforma Ac, Praça do Município 8, Torres Vedras

 

 


PROJECTO DE PERFORMANCE


Maria Lemos (PT), Rogério Nuno Costa (PT), Teresa Prima (PT)

 

Desta vez, demito-me das hostilidades. A bailarina e coreógrafa Teresa Prima, na sua condição de observadora do “Vou A Tua Casa” e colaboradora do “Projecto de Docmentação", apresenta publicamente a primeira fase processual do seu trabalho de diálogo entre aquilo que a inspira e aquilo que o “Vou A Tua Casa” lhe inspirou. “Tremendas Coincidências” poderia ser o título. Ou oi sub-título. Ou simplesmente o mito fundador. Materiais de trabalho: memórias de uma espectadora atenta e uma metodologia performativa criada especificamente para a ocasião.

 

 

Data de Apresentação - 25 de Novembro 2006

Local - Transforma Ac, Praça do Município 8, Torres Vedras

 

 


PROJECTO DE CONFERÊNCIA


José Luís Neves (PT), Luís Firmo (PT), Mónica Guerreiro (PT), Nelson Guerreiro (PT), Nuno Coelho (PT), Teresa Prima (PT), Verónica Metello (PT)

 

O “Projecto de Documentação” terá dois resultados materiais, a serem lançados, apresentados, debatidos e discutidos em Janeiro de 2007, deadline final de todo o processo de documentação. Esses resultados, que se espera sejam siameses na forma e complementares no conteúdo, terão a forma genérica de um catálogo e de um vídeo-documentário. Numa altura em que os trabalhos do primeiro se encontram no prelo e os do segundo em fase de preparação (com arranque real em Novembro de 2006), surge a vontade de se partilhar publicamente os resultados obtidos até então. Um registo conferencial que se deseja subvertido pelo olhar do público e atravessado por novas leituras e novas paixões.
[Apresentação única no dia 24 de Novembro de 2006, na Transforma, com a participação de todos os colaboradores do “Projecto de Documentação”]

 

 

Data de Apresentação - 24 de Novembro 2006

Local - Transforma Ac, Praça do Município 8, Torres Vedras

 

 
DOCUMENTÁRIO
Jeremy Xido (USA)


16 Out 2006 a 20 Jan 2007
Transforma AC


Mais informação em
www.vouatuacasa.blogspot.com

 

 

Autoria de - ROGÉRIO NUNO COSTA