Espaço de Verão

 

Área de Atividade - Interação

// Workshop

 

A Transforma e o CEM - Centro em Movimento criaram um projecto de formação que aposta numa relação estreita com a comunidade, em plena época balnear.
Promovendo um pequeno conjunto de actividades formativas, pequenas performances e conversas abertas, proporciona-se uma forma de estar com a arte que contribua para uma cultura partilhada, "Vivendo a Arte" mais do que visitando ou observando a arte.
Recorrendo às artes visuais, às marionetas, ao movimento, ao som e à sua ligação com o espaço envolvente, procurar-se-á sensibilizar as crianças e os jovens participantes para as artes e para a sua ligação com a natureza, nomeadamente com a praia, com o mar e com o espírito do verão.

 

Data de Apresentação - 29 de Julho a 4 de Agosto 2002

Local - Praia de Santa Cruz, Torres Vedras

 

/

 


Corpo e Artes Plásticas - 29 Julho a 2 Agosto 2002
Orientadores: YOLA PINTO


Será feita uma introdução do trabalho de corpo através da exploração do movimento (articulação, peso, ritmo, musicalidade, respiração, expressão e relação com o grupo). Numa segunda parte de cada aula vamos "mexer" e construir com materiais vários (tecidos, cartão, papel reciclado, tintas...), e ao longo da semana vamos fazer aparecer adereços, cenários e algumas roupas para o curso de danças antigas.

 

/

 


Movimento em Espaços Abertos - 29 Julho a 2 Agosto 2002
Orientadora: AINHOA VIDAL


Quando eu estou dentro de casa, se calhar não me sinto igual a quando estou fora de casa.
Quando corro na praia, se calhar não corro da mesma maneira que corro na estrada.
Quando estou às escuras, se calhar movo-me de outra forma do que quando tenho luz.
Se o espaço é pequenino, encolho-me, se o espaço é grande, estico-me.
Então, se calhar, o espaço também tem historias para nos contar. O que vamos fazer durante a semana é deixar que o espaço onde estamos nos conte essas historias que nós transformamos em danças e teatro sem palavras.

 

/

 


Danças Antigas - 3 e 4 de Agosto 2002
Orientadores: FILIPA NEUPARTH & PEDRO CURADO

 


Há muitos e muitos anos nos pátios dos castelos e noutros pátios também, (nas aldeias, nas vilas, nos lugares...) Os homens, as mulheres e as crianças juntavam-se em alegres danças de roda para festejar o que quer que fosse! O que nós queremos com este fim de semana é ensinar-vos algumas destas danças antigas, com música da época e com toda a alegria possível.
Durante a semana estarão a ser "construídos" pedaços de vestidos ou chapéus ou o que mais inventarem para que essas danças pareçam mais antigas.
Vamos trabalhar o ritmo, a musicalidade, a coordenação, vamos trabalhar a pares, vamos fazer desenhos no espaço e acima de tudo vamo-nos divertir muito.

 

/

 


Apresentação Pública - 4 de Agosto 2002


Às 17h30 - Danças antigas
Às 18h00 - Movimento em espaços abertos


Segue-se um lanchinho e uma conversa informal orientado pela sofia neuparth e luis firmo.