Um espectáculo com estreia marcada

 

Área de Atividade - Apresentação

// Dança

 

Um espectáculo com estreia marcada define-se pelas mudanças a que tem sido sujeito desde que começou a ser desenvolvido.
A concepção prévia de um projecto faz com que este perca ou eventualmente ganhe um novo sentido capaz de gerar toda uma nova abordagem à ideia inicial.
Pretendo assim abrir caminho para poder trabalhar acerca de algo que me é muito mais próximo – as (in)certezas de um trabalho, os avanços e recuos do processo e a criação directa com os intérpretes, ou seja, acerca de toda a construção de um espectáculo, desde a fase mais embrionária até à fase final, a sua estreia.
Ao tentar construir em palco as diferentes fases de construção do espectáculo (elaboração de projecto, reunião com os intérpretes, primeiros ensaios à mesa, as influências exteriores, os ensaios mais fisicos, o stress das semanas finais, a estreia que poderá acontecer depois dela) quero fazer uma profunda investigação da construção coreográfica contemporânea. Que tipo de influências atravessam o processo criativo, a que diferentes áreas vamos buscar motivações preciosas, que tipo de interpretações são as ideais para o resultado final, o porquê de fazer esses mesmos espectáculos e qual a escolha adequada de material para os formalizar serão as reflexões fortes do espectáculo a apresentar.

Contudo não pretendo que seja um espectáculo didáctico, no qual se demonstra uma formula, somente passando pelas diversas fases de construção e questionamento.
Quero fazer com que o processo seja o espectáculo em si.
O material apresentado, embora demonstre o propósito claro da construção, terá uma poética adjacente fazendo com que os aspectos aparentemente banais ganhem a importância que realmente têm.

Um espectáculo com estreia marcada desenvolveu-se a partir de todas as dúvidas que tinha e tenho acerca da construção de um espectáculo que se quer coreográfico e onde a única certeza era ter a sua estreia marcada.

 

Data de Apresentação - 4 e 5 de Outubro 2002

Local - Espaço Transforma, Catefica, Torres Vedras

 

/

 

Ficha Técnica

 

Concepção, Direcção Artística e Espaço Cénico - TIAGO GUEDES
Interpretação -  FILIPE VIEGAS, INÊS JACQUES, MÓNICA COTERIANO & TIAGO GUEDES
Desenho de Luz - TIAGO GUEDES COM MIGUEL PEREIRA
Design Gráfico - JÚLIO DOLBETH
Produção Executiva - LUÍS GRAÇA
Produção - BOMBA SUICIDA
Co-Produção - TRANSFORMA

 

/

 

Autoria de - TIAGO GUEDES