A Tempestade

 

Área de Atividade - Apresentação

// Teatro

 

A Tempestade é um convite para o teatro, onde a audiência é composta essencialmente por crianças. Como um convite para jantar, respeita as regras da hospitalidade criando desta forma, em termos de relações o melhor ambiente possível.

Três actores estão em palco. Prospero, Ariel e Caliban convivendo com a audiência no espaço.
" O nosso espectáculo terminou. Os actores, como já te havia dito eram todos fantasmas e dissiparam-se no ar, num fino ar. As torres envoltas em névoa, os palácios sumptuosos, os templos solenes, este vasto globo com tudo o que nele existe, em breve desaparecerão. Tudo evaporará sem deixar rasto. Nós somos a matéria de que são feitos os sonhos e a nossa pequena vida é envolta pelo sono"

Na versão portuguesa, que aqui apresentamos, haverá uma mudança de elenco em que o personagem prospero será interpretado por um actor português (José Abreu). Este trabalhará com a companhia em Itália e dará um contributo importante no trabalho de dicção a desenvolver por parte dos actores italianos.
Esta é também uma versão muito particular, no sentido em que Miranda e Ferdinando (duas personagens), serão escolhidas de entre o público e o conjunto de nobres que conspiram contra prospero são marionetas manipuladas pelos actores na tradição das pesadas e grandes marionetas de madeira da sicília.

A Tempestade é mais que um espectáculo, ou talvez menos: é uma iniciação ao teatro, uma lição de teatro talvez, mas certamente um completo mergulho na ficção, onde o público está preparado e disponível para viver uma tempestade , para se deixar envolver por o teatro e pelas suas formas. Partindo deste misterioso e cristalino trabalho shakesperiano, a peça atravessa outras tempestades, para que possa reflectir sobre a própria natureza do teatro, as suas possibilidades e limites.

 

Data de Apresentação - 24 e 25 de Abril 2002

Local - Parque Regional de Exposições, Torres Vedras

 

/

 

Ficha Técnica

 

Guião -  BRUNO STORI
Direcção -  LETIZIA QUINTAVALLA
Actores - FLAVIA ARMENZONI, MARIA MAGLIETTA, MORELLO RINALDI, JOSÉ ABREU
Música - ALESSANDRO NIDI
Desenho de Luz - MAURIZIO VIANI
Cenografia - LETIZIA QUINTAVALLA
Figurinos - PATRIZIA CAGGIATI

 

/

 

Companhia - TEATRO DELLE BRICIOLE (Itália)