Anna Konik

"In the Middle of the Way"

Nesta instalação vídeo de 7 canais Anna Konik apresenta uma refleção muito pessoal sobre a vida de várias pessoas a viver em cidades diferentes. Somos confrontados com sem-abrigo, pessoas marginalizadas, mas que simultaneamente vivem com grande dignidade. A artista investiga as atividades diárias dessas pessoas, dando-lhes a hipótese de se apresentarem de formas variadas. Simultaneamente Konik investiga a sua própria maneira de viver, também ela nómada, entre três cidades e dois países (Dobrodzien e Varsóvia na Polónia e Berlim na Alemanha), refletindo sobre os seus três lares. A questão do lar e o seu papel na formação da identidade é o núcleo central do seu trabalho.


"In The Middle of the Way" consiste em oito "vídeos". Sete deles estão relacionados com o encontro da artista com os sem-abrigo – nómadas contemporâneos numa cidade estranha. São documentos do dia que passei com cada um dos protagonistas. Acompanho-os no seu percurso através da cidade, oiço as suas histórias, e ao mesmo tempo aprendo a dinâmica das várias cidades. Os meus protagonistas não pertencem a um local específico, pois transportam a sua casa consigo. A mobilidade de Tadeusz, Herman, Svetlana, Gerard, Hans-Dieter, Jana, Pele e Anna abre um diálogo, onde as fronteiras geográficas e nacionalidades não são importantes. No entanto, são as suas histórias, experiências e sonhos individuais que constroem a sua identidade individual e asseveram a sua diferença numa nacionalidade pantanosa. Tal como escreveu Marcin Giżycki, "...os vídeos de 'In the Middle of the Way' apenas formam um todo quando estão juntos. Apresentados simultaneamente formam um retrato de grupo, um mosaico especial de crenças, ao passo que o espaço físico da galeria se transforma numa metáfora do espaço geográfico onde os protagonistas habitam (Varsóvia, Berlim, Moscovo, Youghal na Irlanda, Zurique e Dobrodzien). Desse modo, ao passarmos de um ecran para outro, de um certo modo, repetimos a experiência do autor – uma artista nómada, tal como é apresentada na última parte da instalação. Como se o acaso nos fizesse encontrar as mesmas pessoas". Cada indivíduo que conheci sonha com uma vida melhor, obter mais respeito e liberdade, todos tentam encontrar o seu caminho na nova realidade da UE.

. Anna Konik


Anna Konik - Sítio Oficial


\\


/ A minha história europeia


Cada indivíduo que conheci sonha com uma vida melhor, obter mais respeito e liberdade, todos tentam encontrar o seu caminho na nova realidade da UE.
Quando deixei Dobrodzień – o local onde nasci – em 1995, e depois Varsóvia em 2000, estava convencida de que iria regressar rapidamente. Ficou para trás o mundo da Cortina de Ferro, e comecei a viver aquilo que todos na Polónia sonhavam – uma vida e existência normal. No entanto, desde 2000 estou quase permanentemente em viagem entre Berlim, Varsóvia, Dobrodzień, Viena, Bielefeld, Cork, Salzburg, Estugarda, Estocolmo, etc. Dobrodzień no entanto permanece no mesmo local no sul da Polónia, entre Opole e Czestochowa. O seu nome tem origem na expressão alemã "Gutten Tag", que em Polaco se diz "Dzień dobry" (Bom dia).
Todos os problemas da Europa global parecem estar a ser filtrados por uma lente, estão focados numa escala macro: desemprego, solidão, alteridade, classe social, incompreensão, rejeição, língua, cultura e diferenças históricas... mas também podemos falar do sonho em obter uma vida melhor, que todos partilhamos de forma constante, independentemente da nossa situação presente.


Eu continuo em busca do meu lar, ainda continuo em viagem...