Anu Pennanen

"Clean Air"


Esta instalação vídeo combina vistas aéreas de Helsínquia com uma banda sonora que regista os sons da respiração de 30 emigrantes que vivem na cidade. Esta simples justaposição descreve a experiência de exclusão. No verão de 2002 Helsínquia lançou uma campanha onde promovia a cidade como sendo a capital com o ar mais puro da Europa. Esta instalação vídeo faz uma referencia explicita a esta afirmação, podendo também este trabalho ser interpretado como uma manifestação da não miscigenação do país, com uma população quase exclusivamente caucasiana, representando a pureza étnica do território finlandês.


A instalação inclui um CD áudio em que estas pessoas dizem os seus nomes. A intimidade da sua respiração e a sua auto-identificação, ao dizerem o seu nome, é acompanhada pelas vastas paisagens da cidade. Estas paisagens encontram-se completamente visíveis para a lente da câmara que consegue captar tudo, no entanto torna-se difícil reconhecer essas mesmas paisagens quando as nuvens impedem uma visão clara. O olhar sobre a cidade fecha-se em si mesmo através de um movimento panorâmico contínuo.


"Helsínquia: A capital com o ar mais puro da Europa?". A minha intenção imediata com esta instalação vídeo feita em 2004, "Clean Air" foi a de tornar a presença dos 30 imigrantes que vivem na cidade tangível, visível e audível através do som da sua respiração. Ninguém quer viver sem nome. Ninguém deve transformar-se em algo sem nome. "Clean Air" representa a presença reprimida dos excluídos que nos atemorizam".


. Anu Pennanen




Anu Pennanen é artista e realizadora, tendo trabalho em filmes de caráter participativo e outros projetos realizados maioritariamente em espaços públicos urbanos desde 1999. Pennanen cria narrativas cinemáticas com pessoas que frequentam ou habitam estruturas de poder arquitetónico alienantes. Espaços públicos urbanos que servem como pano de fundo a eventos realizados por pessoas, durante um determinado período de tempo. O filme é utilizado por Pennanen como um suporte reflexivo e um espaço produtivo para (re)negociar a realidade. Anu Pennanen tem apresentado o seu trabalho internacionalmente desde 2004.


Anu Pennanen - Sítio Oficial