Kaarina Kaikkonen

"Where is my home?"


Na exposição United States of Europe, Kaikkonen apresenta novas instalações site-specific relacionadas com o ideia de espaço e a Europa contemporânea. Em cada cidade o seu trabalho é adaptado ao espaço físico da exposição.


Este novo trabalho que Kaikkonen criou para a exposição em Helsínquia tem por titulo "Where is my home?" ("Onde é o meu lar?"), sendo uma casa feita de sacos e bagagem de vários tipos. A obra presta-se a várias leituras, podendo ser vista como uma pequena casa prestes a entrar em colapso ou uma habitação cuja construção ainda não esta terminada. A peça relata uma história sobre diferentes tipos de pessoas e estados que tentam viver em conjunto, demonstrando no entanto as dificuldades inerentes a esse processo. O primeiro trabalho criado para a exposição na Polónia foi "A Connection" ("Uma ligação"), trabalho onde camisas de várias cores e tamanhos foram atadas a um longo tubo que percorria a zona pedonal na cidade de Lodz, guiando assim o visitante até ao espaço central da exposição numa antiga fábrica têxtil. "A Connection" representa as ligações entre pessoa e nações.




Kaikkonen é conhecida pelas suas instalações de grande escala feitas a partir de casacos de homem, sapatos de senhora, camisas e objetos encontrados, expostos em espaços exteriores e interiores. Kaikkonen tem participado em várias exposições internacionais, incluindo, a Bienal do Cairo de 2009, a Bienal de Liverpool de 2010, a Bienal de Vancouver de 2010 e num evento paralelo à Bienal de Veneza de 2011. Atualmente Kaikkonen desenvolve projetos em Itália e no Chile, tendo recentemente realizado uma instalação na Art Miami.


Kaarina Kaikkonen - Sítio Oficial


\\


/ A minha história europeia


Para mim a Finlândia é o melhor país, adoro a Finlândia.
A minha identidade é muito Finlandesa. Os meus pais eram vizinhos na cidade onde nasceram, Iisalmi, no Sudeste da Finlândia. O meu trabalho artístico requer que eu viaje muito pela Europa, mas nunca quero permanecer mais do que 1 a 2 semanas. Sinto sempre saudades de casa e dos meus filhos e marido, e também das minhas irmãs e outros parentes. Para mim a Finlândia é o melhor país, adoro a Finlândia.


O meu trabalho é intrinsecamente sobre pessoas, a forma como os indivíduos com percursos diferentes estabelecem ligações entre si, lida também com a vida como se esta fosse uma viagem…O meu material neste projeto são camisas.