Gerda Lampalzer

"Thoughts are free"


Esta instalação vídeo de canal único investiga as relações entre os diferentes países europeus – membros da UE – ao nível da língua. Estas relações solevam no entanto alguns outros problemas, nomeadamente, sobre a forma como as pessoas de diferentes países Europeus se observam entre si, que tipo de relações são criadas a nível governamental, até que ponto a relação de poder modela a forma como as pessoas concebem a sua pertença a uma comunidade, e como esta afeta a forma como são construídas as identidades coletivas.


O vídeo analisa a falta de intercâmbio linguístico entre a Áustria e o seus vizinhos da "antiga Europa de Leste". A fronteiras foram abertas há muitos anos, no entanto, poucos austríacos aprenderam ou tentam aprender as línguas desse países. No vídeo os textos das quatro pessoas que falam em Checo, Eslovaco, Húngaro e Esloveno são editados e reconstruídos na frase alemã, "Die Gedanken sind frei" ("Os Pensamentos são Livres"). Este truque técnico funciona como um comentário irónico sobre esta situação em particular, especialmente porque a frase "Os Pensamentos são Livres" é muitas vezes associada aos movimentos de libertação, que representavam a Europa (re)unificada.




Gerda Lampalzer é desde 1980 diretora da Medienwerkstatt Wien. Leciona desde 1987 artes aplicadas em Viena, exercendo simultaneamente a atividade de artista multimédia e curadora.


Os seus filmes e fotografias investigam noções de produção e/ou composição. Os tópicos dos seus trabalhos têm por base biografias com referências à economia, cultura e os media. Lampalzer transforma essa matéria prima em manipulação mental e material.


Gerda Lampalzer - Sítio Oficial


\\


/ A minha história europeia


…Estas relações representam no entanto alguns outros problemas, nomeadamente, sobre a forma como as pessoas de diferentes países Europeus se observam entre si…


Como descobri que sou Europeia.
Na década de 1980 viajei pelo Peru e Equador e conheci muitas pessoas de todo o mundo, entre os quais Australianos. Um dia a discussão confluiu no tema SIDA, se bem me lembro. Foi um intenso debate político em que um dos Australianos me disse o seguinte: "És Europeia, vens sempre com esses argumentos sofisticados". Foi aí que descobri aquilo que significa ser Europeu.