Deimantas Narkevičius

"Ausgeträumt"


O título deste trabalho pode ser explicado como sendo o estado entre o sonho e a realidade no exato momento em que acordamos, ou pode simplesmente querer dizer que o sonho terminou. Por vezes temos de abordar um tema através de um filme belo e meditativo, e não através de uma mensagem forte. "Ausgeträumt" mostra um grupo de rapazes a tocar num refeitório vazio, trata-se de uma banda que acabaram de formar. São todos bonitos, mas parecem estar tristes. Este vídeo é sobre a sua visão do futuro, as suas reflexões sobre o seu ambiente político, ou ainda mais importante, o ambiente cultural insustentável em que vivem.


No exterior rodeia-os uma paisagem coberta de neve. De quando em vez vemos passar um carro através da cidade, na estrada que leva a lado nenhum. Esta cena foi filmada na Lituânia. Qual é o futuro desta geração nesse país? Do jovem rapaz que aparentemente é o filho do artista? Onde conduzem estas estradas cobertas de neve?


Ausgeträumt aborda a noção de identidade cultural de uma forma simples e fascinante. Narkevičius é um dos artistas Lituanos mais reconhecido na cena artística internacional. Representou o seu país na 49ª Bienal de Veneza em 2001 e apresentou a exposição "Utopia Station" na Bienal de Veneza de 2003.